Radiologia

Tecnólogo: 6 semestres

Média salarial: R$ {{ formatCurrency( "2200" ) }}
SOBRE O CURSO

O Tecnólogo em Radiologia opera equipamentos que utilizam radiação. Podem ser de diagnóstico por imagem como Mamografia ou Tomografia; de tratamentos como radioterapia; de fiscalização de malas e bagagens e até de irradiação de alimentos para eliminar fungos e bactérias.

O curso de Tecnólogo em Radiologia da Anhanguera capacita o aluno a manusear esses equipamentos, interpretar resultados de exames, manter a segurança contra a radiação em seu ambiente de trabalho e sugerir diagnósticos. Além disso, ensina a preparar soluções químicas e utilizar meios de contrastes radiológicos.

São ministradas disciplinas gerais como microbiologia e anatomia das imagens, mas também específicas como radiologia veterinária ou pediátrica. Ao final do curso, o aluno dominará técnicas radiológicas, radioterápicas e radioisotópicas, e técnicas especiais no setor industrial e de medicina nuclear.

Escolha como deseja estudar

Diferentes formas para você aprender!
Diferenciais

Apoio Personalizado

Na Anhanguera você é único e cada fase da sua formação acadêmica é acompanhada bem de perto.

Avaliação Continuada

Aqui, seu esforço nas atividades ao longo do semestre é recompensado e valorizado.

Aula Destaque

Pensando nos desafios que você vai ter na sua carreira, promovemos encontros online com professores e profissionais conceituados no mercado e nas suas respectivas áreas.

FORMAS DE INGRESSO

VESTIBULAR ONLINE

Você faz a prova pela internet para ingressar em qualquer um dos cursos da Anhanguera.

NOTA DO ENEM

Seu desempenho no Enem é a sua porta de entrada para a Anhanguera! E quanto maior sua nota, maior o desconto na mensalidade do curso!

TRANSFERÊNCIA

Se você deseja ampliar sua perspectiva com um novo método de ensino na sua área de atuação, é só pedir transferência para a Anhanguera!

2ª GRADUAÇÃO

Use sua primeira graduação e pule as matérias que você já fez.

A PROFISSÃO
Área de Atuação

Com o avanço da tecnologia e diversificação no uso de radiação, o tecnólogo em radiologia tem ampliado muito sua área de atuação.

Esse profissional pode exercer funções tais como:

  • Operação de equipamentos: Raios X, Ressonância Magnética, Mamografia, Densitometria Óssea, Tomografia
  • Medicina nuclear
  • Radiologia veterinária
  • Radiologia odontológica
  • Radiologia forense
  • Responsável técnico em clínicas ou hospitais
  • Assessoria para compra e implementação de equipamentos
  • Inspeção de cargas e bagagens

E são muitas as instituições que necessitam desses profissionais:

  • Hospitais
  • Clínicas médicas, veterinárias e odontológicas
  • Órgãos de Saúde Pública
  • Laboratórios
  • Indústrias de equipamentos
  • Indústrias cosmética e alimentícia
  • Empresas de engenharia
  • Portos e aeroportos
  • Presídios
Público-alvo

Raios X e tomografias despertam seu interesse? O curso de Tecnólogo em Radiologia pode ser o caminho ideal para você.

Para ser um tecnólogo em radiologia, é importante gostar de máquinas e pessoas. É imprescindível ter familiaridade com a operação de equipamentos, mas também muito importante cuidar das pessoas. Discrição e empatia também são fundamentais para esse profissional, pois ele lidará com pacientes em estado de dor, fragilidade e muitas vezes medo.

Ainda, é muito importante que esse profissional se interesse pelo estudo constante e busca por inovações, já que é uma área com frequentes avanços tecnológicos e em pesquisa e desenvolvimento.

Você já atua na área da saúde como técnico em radiologia ou enfermagem? Então venha dar seu próximo grande passo profissional e consiga formação de nível superior com o curso de tecnólogo em radiologia.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o tecnólogo em radiologia tem crescido cada vez mais. No último ano, as contratações formais desse profissional aumentaram 82%.

Os salários podem variar de acordo com as regiões do país e conforme o tipo de empregador, sendo que os Hospitais costumam ser os que melhor remuneram esse profissional com cerca de R$ 2.600.

O tecnólogo em radiologia também pode prestar concurso público, porém os salários são 11% menores que a média da iniciativa privada.

GRADE CURRICULAR

Confira a lista de matérias: