Educação Especial

Licenciatura: 8 semestres

Média salarial: R$ {{ formatCurrency( "2200" ) }}
SOBRE O CURSO

A Educação Especial ou Educação Inclusiva é o ensino dirigido para pessoas com deficiências físicas, auditivas, visuais, intelectuais e múltiplas, transtornos do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação. O Educador Especial é o responsável por aplicar pedagogias e metodologias de ensino que garantam a escolarização dessas pessoas. Ele implementa práticas e ações inclusivas no ambiente escolar e potencializa o desenvolvimento e o aprendizado delas, bem como a conscientização e instrução dos demais alunos e comunidade.

O Plano Nacional de Educação (PNE) determina:

“Universalizar, para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados.”

No curso de Educação Especial da Anhanguera, você terá disciplinas sobre Libras, Matemática Inclusiva e Filosofia da Educação; e também matérias ligadas à educação como Didática e Pedagogia.

Depois de formado, você será capaz de:

  • Desenvolver atividades funcionais e programas de estimulação essencial e de educação
  • Planejar, avaliar, elaborar materiais, pesquisar e divulgar conhecimentos da área
  • Dirigir e coordenar estabelecimentos de educação especial

Ademais, estará habilitado a transmitir o conhecimento de forma autônoma e dinâmica. 

Escolha como deseja estudar

Diferentes formas para você aprender!
Diferenciais

Apoio Personalizado

Na Anhanguera você é único e cada fase da sua formação acadêmica é acompanhada bem de perto.

Avaliação Continuada

Aqui, seu esforço nas atividades ao longo do semestre é recompensado e valorizado.

Aula Destaque

Pensando nos desafios que você vai ter na sua carreira, promovemos encontros online com professores e profissionais conceituados no mercado e nas suas respectivas áreas.

FORMAS DE INGRESSO

VESTIBULAR ONLINE

Você faz a prova pela internet para ingressar em qualquer um dos cursos da Anhanguera.

NOTA DO ENEM

Seu desempenho no Enem é a sua porta de entrada para a Anhanguera! E quanto maior sua nota, maior o desconto na mensalidade do curso!

TRANSFERÊNCIA

Se você deseja ampliar sua perspectiva com um novo método de ensino na sua área de atuação, é só pedir transferência para a Anhanguera!

2ª GRADUAÇÃO

Use sua primeira graduação e pule as matérias que você já fez.

A PROFISSÃO
Área de Atuação

Por se tratar de uma licenciatura, os principais caminhos que esse profissional pode seguir são:

  • Docência de ensino fundamental e médio
  • Docência de Ensino Especial
  • Produção de conteúdo didático
  • Consultoria em produções educativas para TV ou Internet
  • Implementação de projetos educacionais

No entanto, existem outras áreas para atuar:

  • Pesquisa
  • Consultoria para Empresas e Instituições
  • Apoio aos Órgãos de Saúde
  • Acompanhamento Individual e Personalizado

E são muitas as instituições que necessitam desses profissionais:

  • Instituições de Ensino Públicas e Privadas
  • Escolas de Educação Especial
  • Hospitais
  • Clínicas de reabilitação e Home Care
  • Centros comunitários
  • Serviço público das esferas federal, estadual e municipal 
  • ONGs
  • Institutos de pesquisa
Público-alvo

Você se interessa pelos temas de inclusão? Ajudar as pessoas e ensinar são suas paixões? A carreira de Educação Especial pode ser a escolha certa para você! 

Para ser um bom Professor de Educação Especial, é importante ter afinidade, vocação e umolhar investigativo para descobrir as melhores soluções para cada aluno. Também é fundamental gostar de cuidar das pessoas e fazer isso com flexibilidade, dinamismo, responsabilidade, criatividade e amor. Comunicação com os alunos e familiares será chave de sucesso para esse profissional.

O estudo constante fará parte de toda sua trajetória para se manter inteirado sobre novas tecnologias e métodos de ensino.

Paciência e empatia são qualidades imprescindíveis, pois o processo de ensino e aprendizado é diferente para cada pessoa e requer tempo e dedicação, mais ainda quando se trata de Educação Especial.

Mercado de Trabalho

Com o aumento da consciência da sociedade sobre a necessidade e obrigatoriedade de inclusão, aliado à diretriz do Plano Nacional de Educação (PNE), o mercado de trabalho para o Professor de Educação Especial tem apresentado alta demanda. Em 2021, as contratações formais desse profissional aumentaram 94%. 

Os salários variam de acordo com as regiões do país e com a categoria de ensino, sendo que professores do ensino médio são os mais bem remunerados, cerca de R$ 4.500.

Para lecionar em escolas públicas é necessário prestar concurso. O salário costuma ser maior que o do ensino privado, cerca de 21%.

GRADE CURRICULAR

Confira a lista de matérias: