Anhanguera. Aqui, o seu esforço ganha força

Para acessar a sua área você deve escolher:

  • Tenho uma conta Anhanguera Office 365

    Acesse a sua conta utilizando o seu login do Office 365

    ACESSAR MINHA CONTA
  • Ainda não tenho uma conta Anhanguera Office 365

Esqueci minha senha / 1° acesso
Notícias
Voltar

18.6.2019

10 países que mais investem em energia renovável

A preocupação com o meio ambiente deve ser constante. Afinal, em conjunto com a correção dos danos causados pela Revolução Industrial trata-se de uma das pautas cada vez mais abordada em conferências, com a participação de grandes potências econômicas ao redor do mundo. Um dos principais assuntos envolve a energia renovável.

A canalização de investimentos para fontes de energia limpa visa a redução no impacto da exploração desenfreada dos recursos naturais que foi herdado dos séculos XIX e XX. Alguns deles, além de deixarem uma quantidade nula de resíduos no planeta, são capazes de se regenerar - naturalmente ou por meio de intervenção humana.

Uma pesquisa realizada pela Agência Internacional de Energia Renovável, aponta que, até o ano de 2020, toda a energia produzida mundialmente a partir dos modelos solar e eólica, sejam bem mais baratas do que as geradas por qualquer outra fonte de combustão ou carvão, por exemplo.

Além disso, esse tipo de energia vem sendo vista como uma forma alternativa às chamadas energias não-renováveis. Pois, diferentemente das renováveis, as não-renováveis são finitas na natureza e ainda podem gerar uma grande quantidade de resíduos inúteis - e até mesmo prejudiciais, ao meio ambiente.

10 potências mundiais em energia renovável

A lista das dez potências mundiais investidoras em energia renovável envolve, principalmente, países europeus, americanos e asiáticos. Ainda que seja uma preocupação global, entre os dez maiores investidores, não consta nenhuma nação da Oceania e nem da África.

Conheça abaixo os dez maiores investidores e suas realizações:

  • 1. China
  • 2. Estados Unidos
  • 3. Alemanha
  • 4. Espanha
  • 5. Itália
  • 6. Japão
  • 7. Índia
  • 8. França
  • 9. Brasil
  • 10. Reino Unido

Os investimentos na Ásia

O primeiro país do mundo em números de investimento em soluções de energia limpa é a China. Preocupada com a produção de 70% de energia fornecida por carvão - grande poluente, o país está criando novas formas de energia, com altas apostas e investimentos para os modos de energia eólica e solar.

Além da China, em sétimo lugar na lista, outro país asiático a se preocupar com as fontes de energia renovável é a Índia. Com investimentos similares em energia eólica e solar e um plano bem definido dentro de seu plano energético, o país estima que, até 2027, 57% de toda a geração de energia venha por meio de fontes renováveis. O plano, inclusive, pretende superar o proposto no Acordo de Paris, em que a meta inicial era de 40%.

O Japão também figura entre os países asiáticos a investir. Tanto que, a maior parte da energia renovável gerada no país provém de usinas hidrelétricas. Além disso, há a aposta em energia geotérmica, em que 17 usinas no país são responsáveis pela geração de 530 mil KW.

As Américas e a energia renovável

Os Estados Unidos da América (o segundo país em investimentos na lista) teve, em 2017, 18% de toda sua energia produzida de forma renovável, com aportes principais em energia solar e eólica. No entanto, segundo um estudo realizado pela Universidades da Califórnia em Irvine, a grande potência poderia gerar cerca de 80% nesses dois moldes, de maneira eficaz e confiável.

Já o Brasil - o 9 da lista, pretende aumentar em 44% a produção de energia solar em 2019, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). A principal aposta do país está na expansão da geração distribuída. Trata-se do modelo em que placas solares, dispostas em terrenos e telhados, produzem energia suficiente para atender estabelecimentos, indústrias e residências.

Energia renovável na Europa

Alemanha, Espanha, Itália, França e Reino Unido, compõem os países europeus que mais investem em tecnologias de energias renováveis. Respectivamente em 3 , 4 , 5 , 8 e 10 lugares lista, os países utilizam energia eólica, solar (térmica, fotovoltaica e concentrada), energia hidroelétrica, a energia das marés e a energia geotérmica.

Além disso, estão na lista de investimento os biocombustíveis e a energia gerada a partir de resíduos. De acordo com a Eurostat (Gabinete de Estatísticas da União Europeia), em 2016 as fontes de energia renovável representaram 13,2% de toda a Europa.

Fontes de energia renovável

Algumas fontes de energia renovável e principais países que as utilizam em todo o mundo:

- Hidrelétrica: Brasil, Rússia, China, Canadá.

- Solar: Alemanha, Estados Unidos, Emirados Árabes, Espanha.

- Eólica: Estados Unidos, Alemanha, China.

- Geotérmica: Filipinas, Indonésia, Hungria, México, Chile.