Anhanguera. Aqui, o seu esforço ganha força

Para acessar a sua área você deve escolher:

  • Tenho uma conta Anhanguera Office 365

    Acesse a sua conta utilizando o seu login do Office 365

    ACESSAR MINHA CONTA
  • Ainda não tenho uma conta Anhanguera Office 365

Esqueci minha senha / 1° acesso

Psicologia - Bacharelado

Sobre o curso

O curso de psicologia tem a missão principal de formar profissionais capazes de trabalhar com diferentes questões relacionadas ao comportamento humano. Essa graduação também fornece toda a bagagem necessária para que o futuro psicólogo esteja pronto para atuar com uma postura investigativa, participativa e eticamente responsável.

O bacharelado em psicologia da Universidade Anhanguera está dividido em dois ciclos principais: básico e profissionalizante.

Ciclo básico: Compreende as áreas de conhecimento técnico da psicologia. Irá tornar o futuro profissional capaz de interpretar e aplicar conceitos e fundamentos sobre o desenvolvimento psicossocial do homem.

Ciclo profissionalizante: Compreende o conjunto de conhecimentos e habilidades que permitirão que o psicólogo aplique os conhecimentos desenvolvidos no ciclo básico em situações reais, nos mais diversos contextos de mercado de trabalho.

Para quem se destina

A psicologia se concentra no estudo de fenômenos mentais e comportamentais do ser humano, com o objetivo principal de promover a saúde e bem estar. Por isso, é fundamental que o aluno se identifique com interações pessoais, seja um bom ouvinte, tenha empatia e convicção sobre seus pensamentos e decisões.

Também é importante ter uma boa capacidade de persuasão (habilidade de pontuar soluções sem manipular ou induzir), e também ser livre de preconceitos e estereótipos.

  • Duração Presencial: 5 anos
  • Tipo de formação: Bacharelado
  • Tipo de curso: Presencial

Unidades disponíveis

Depoimento de Ex-Alunos

  • Dr. Aluísio Ferreira de Lima

    Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário Anhanguera de Santo André

    "A Anhanguera foi extremamente importante à minha carreira, pois possibilitou a continuidade de meus estudos mesmo quando eu passava por dificuldades financeiras. Durante o curso aprendi a trabalhar em equipe e de forma autônoma, além de ter tido a oportunidade de fazer estágio na clínica-escola da instituição. Após o término da graduação não encontrei dificuldades no mercado de trabalho, atuando hoje como professor doutor na Universidade Federal do Ceará e liderando diversas iniciativas em minha área de atuação. Hoje, sou autor de um livro premiado e os artigos científicos que produzo são publicados em revistas nacionais e internacionais na área de Psicologia."

  • Gilsimar Antônio de Oliveira

    Graduado em Psicologia pela Faculdade Anhanguera de Anápolis

    "Além do conhecimento teórico obtido em sala de aula, na Anhanguera fui motivado a produzir artigos científicos por meio do Programa de Iniciação Cientícia. Agora quero dar continuidade a isso, pois aprender a fazer ciência me proporcionou satisfação pessoal e boas perspectivas à minha carreira."

  • Áreas de atuação

    Psicologia Clínica: Faz o atendimento de pacientes com diferentes graus de sofrimento emocional, de forma individual, ou com casais, famílias ou grupos.

    Psicologia hospitalar e da saúde: Realiza o acompanhamento psicológico de pacientes internados, e também de familiares de pacientes em cuidados paliativos. Em serviços de saúde, faz parte de equipes multidisciplinares que prestam serviço à população.

    Psicologia social: Atua em órgãos de atenção à infância e adolescência, de pessoas em situação de vulnerabilidade e idosos. Pode trabalhar em abrigos, orfanatos, asilos, casas transitórias, dentre outros.

    Psicologia organizacional e do trabalho: Trabalha com a prospecção e retenção de talentos em empresas e consultorias de recursos humanos, e também no desenvolvimento profissional e programas de educação corporativa.

    Psicologia educacional: Participa de equipes de orientação de pais e tutores em escolas, visando a solução e prevenção de problemas de aprendizagem.

    Orientação profissional: Orienta estudantes na escolha de cursos, profissão, e no redirecionamento de carreira.


  • Disciplinas

    Para acessar as disciplinas do curso, clique em Download.

  • Programa de Iniciação Científica

    O Programa de iniciação científica (PIC) envolve alunos no desenvolvimento de projetos de pesquisa. É um diferencial, pois possibilita ao estudante a oportunidade de conhecer e aplicar o método científico, estudar determinadas áreas de interesse, além de incentivar a participação em congressos e eventos que promovam discussões e reflexões sobre sua área de estudo e sua futura área de trabalho.

    O PIC da Anhanguera auxilia no desenvolvimento da maturidade, responsabilidade, crescimento profissional e pessoal do estudante, que, sem dúvida, estará um passo à frente em relação à visão de mundo e organização pessoal. O programa foi implantado em 1994 como uma política de concessão de bolsas de estudo por mérito acadêmico, para que o estudante pudesse desenvolver atividades de pesquisa sob a supervisão de professores orientadores.

    Principais Projetos de Pesquisa e Iniciação Científica

      • Ano: 2008
        Autora: Dulcinea Aparecida Bordignon
        Profa. Orientadora: Ms. Alessandra Cristina Fahl
        Projeto: "Contribuição para Análise de textos opinativos e informativos da contabilidade geral em relação a tributária"
        Curso: Ciências Contábeis
        Unidade: Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 2

      • Ano: 2009
        Autora: Karina de Lima Ferreira
        Prof. Orientador: Ms. Moises Miguel Cazela
        Projeto: "Avaliação de Desempenho como preparação para implantação da Avaliação por Competências em empresa de tecnologia"
        Curso: Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
        Unidade: Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara do Oeste

      • Ano: 2010
        Autoras: Estela Carboni Martins e Daniele Cristina Almeida
        Profa. Orientadora: Ms. Grasiele Aparecida Lourenço Santos
        Projeto: "A Arrecadação Municipal do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) em Função da Lei Federal 116/2003"
        Curso: Administração
        Unidade: Faculdade Anhanguera de Indaiatuba

  • Projetos e Ações Sociais

    O Programa de Extensão Comunitária proporciona aos alunos, colaboradores e parceiros a oportunidade da prática educacional e de cidadania, visando atender a sociedade e contribuir com metas nacionais e internacionais relacionadas à educação, saúde, direitos humanos e meio ambiente. A cada ano aumenta o número de pessoas assistidas nos Programas, sendo que em 2009 foram mais de 800.000.

    O IASEC (Instituto de Ação Social e Extensão Comunitária) é responsável pelo processo de gestão e pela base de dados do Programa de Extensão Comunitária e do Programa Ambiental da Anhanguera Educacional.

    Os alunos dos cursos de graduação da Anhanguera têm a opção de participar de pelo menos um Projeto do Programa de Extensão Comunitária adequado ao curso, como indicado a seguir.