Anhanguera. Aqui, o seu esforço ganha força

Para acessar a sua área você deve escolher:

  • Tenho uma conta Anhanguera Office 365

    Acesse a sua conta utilizando o seu login do Office 365

    ACESSAR MINHA CONTA
  • Ainda não tenho uma conta Anhanguera Office 365

Esqueci minha senha / 1° acesso

Matemática - Licenciatura

Sobre o curso

O curso de matemática da Universidade Anhanguera tem a missão de garantir ao aluno uma formação abrangente, que possibilite aplicar conhecimentos técnicos matemáticos em diversas áreas, ao mesmo tempo que fornece as bases para uma atuação de excelência como professor.

Para isso, o conjunto de disciplinas é dividido em duas bases de conhecimento:

Ciclo básico de formação: É formado pelo conjunto de disciplinas que visam preparar o futuro professor para a sala de aula, levando em consideração aspectos psico-sociais que influenciam diretamente no aprendizado e convivência dos alunos, desde a educação básica até os níveis superiores.

Ciclo profissionalizante: É composto pelo conjunto de disciplinas que possibilitam o desenvolvimento de competências técnicas, que permitirão ao futuro profissional exercer o ensino da matemática em sala de aula, mas também o tornarão apto a trabalhar em outras áreas do mercado.

Para quem se destina

A licenciatura em matemática é indicado principalmente para aqueles que desejam seguir a carreira de docente, e tem a visão de que é necessário transmitir aos seus futuros alunos a importância do desenvolvimento do raciocínio lógico-numérico, e como esse conhecimento é importante para o desenvolvimento de vários campos da ciência e da economia.

Essa graduação também é indicada para aquelas pessoas que desejam atuar na elaboração de material didático, ou no setor corporativo, principalmente nas áreas de finanças, estatística e mercado de capitais.

  • Duração Presencial: 4 anos
  • Tipo de formação: Licenciatura
  • Tipo de curso: Presencial/ À Distância

Unidades disponíveis

Depoimento de Ex-Alunos

  • Wallace Jasiel Guimarães

    Graduado em Matemática pela Faculdade Anhanguera de Jacareí

    "Hoje sou um profissional eficaz graças ao bom trabalho da equipe de professores da Anhanguera. A instituição também conta com bom acervo bibliográfico e o Programa do Livro-Texto (PLT), que ajuda a adquirir livros com preços reduzidos e facilita o acesso às informações que só uma faculdade tão conceituada poderia me oferecer. Tenho orgulho de ter estudado na Anhanguera, pois o curso atendeu a todas as necessidades exigidas pelo mercado de trabalho e envolve a prática da profissão com teorias de grandes pensadores da área, oferecendo a oportunidade de crescimento pessoal e profissional."

  • Áreas de atuação

    O campo de atuação do matemático vem ficando cada vez menos restrito à docência, graças a demanda por profissionais com bom raciocínio lógico-numérico. Dentre as áreas de atuação, podemos destacar:

    Ensino: O professor de matemática pode lecionar em escolas de ensino fundamental, médio, educação de jovens e adultos. Também está apto a lecionar física no ensino médio, na falta de um professor dessa área.

    Editoras e órgãos públicos e privados: Atua na elaboração e avaliação de materiais didáticos para ensino presencial e a distância (EAD).

    Modelagem e análise numérica: Elaboração de modelos matemáticos que simulam situações reais e preveem cenários baseados em diversas variáveis. Esse trabalho visa prevenir problemas, propor soluções, além de servir como base para tomada de decisão estratégica. Pode ser realizado em indústrias, instituições financeiras e centros de pesquisa e estatística.


  • Disciplinas

    Para acessar as disciplinas do curso, clique em Download.

  • Programa de Iniciação Científica

    O Programa de iniciação científica (PIC) envolve alunos no desenvolvimento de projetos de pesquisa. É um diferencial, pois possibilita ao estudante a oportunidade de conhecer e aplicar o método científico, estudar determinadas áreas de interesse, além de incentivar a participação em congressos e eventos que promovam discussões e reflexões sobre sua área de estudo e sua futura área de trabalho.

    O PIC da Anhanguera auxilia no desenvolvimento da maturidade, responsabilidade, crescimento profissional e pessoal do estudante, que, sem dúvida, estará um passo à frente em relação à visão de mundo e organização pessoal. O programa foi implantado em 1994 como uma política de concessão de bolsas de estudo por mérito acadêmico, para que o estudante pudesse desenvolver atividades de pesquisa sob a supervisão de professores orientadores.

    Principais Projetos de Pesquisa e Iniciação Científica

      • Ano: 2008
        Autores: Hilário Bacellar, Matheus de Paula França e Rafael Roberto
        Profs. Orientadores: Ms. Edgar Noda e Ms. Jeanne Dobgenski
        Projeto: "Estudo da aplicabilidade de sistemas fracamente acoplados utilizando hardware de baixo custo"
        Curso: Ciência da Computação
        Unidade: Faculdade Anhanguera de Valinhos

      • Ano: 2009
        Autores: Gabriel Cedran dos Santos e Wesley Candido Lima
        Profs. Orientadores: Ms. Janaine Cristiane de Souza Arantes e Esp. Ivair Teixeira
        Projeto: "Sistema de botoeiras de emergência microcontrolado"
        Curso: Ciência da Computação
        Unidade: Faculdade Anhanguera de Valinhos

      • Ano: 2010
        Autora: Katia Paiva Lopes
        Prof. Orientador: Ms. Sandro Renato Dias
        Projeto: "Comparação entre diferentes tecnologias em banco de dados para manipulação rápida e ubíqua de dados biológicos"
        Curso: Sistemas de Informação
        Unidade: Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte

  • Projetos e Ações Sociais

    O Programa de Extensão Comunitária proporciona aos alunos, colaboradores e parceiros a oportunidade da prática educacional e de cidadania, visando atender a sociedade e contribuir com metas nacionais e internacionais relacionadas à educação, saúde, direitos humanos e meio ambiente. A cada ano aumenta o número de pessoas assistidas nos Programas, sendo que em 2009 foram mais de 800.000.

    O IASEC (Instituto de Ação Social e Extensão Comunitária) é responsável pelo processo de gestão e pela base de dados do Programa de Extensão Comunitária e do Programa Ambiental da Anhanguera Educacional.

    Os alunos dos cursos de graduação da Anhanguera têm a opção de participar de pelo menos um Projeto do Programa de Extensão Comunitária adequado ao curso, como indicado a seguir.

    Principais Projetos e Ações Sociais