Anhanguera. Aqui, o seu esforço ganha força

Para acessar a sua área você deve escolher:

  • Tenho uma conta Anhanguera Office 365

    Acesse a sua conta utilizando o seu login do Office 365

    ACESSAR MINHA CONTA
  • Ainda não tenho uma conta Anhanguera Office 365

Esqueci minha senha / 1° acesso

Jornalismo - Bacharelado

Sobre o curso

O curso de jornalismo da Universidade Anhanguera oferece uma formação ampla,para capacitar você a atuar na área de comunicação com a produção, apuração edivulgação de notícias em diversos veículos e plataformas. A graduação prepara osprofissionais para cobrir eventos, investigar, sugerir e desenvolver pautas, conduzirentrevistas, planejar e executar coberturas jornalísticas seja na televisão, no rádio, namídia impressa ou na internet.

Além da formação ética e humanística, focada em aspectos culturais, sociais e legais dacomunicação, a graduação em jornalismo desenvolve competências profissionaisligadas a produção e pesquisa, investigação e informação, fotografia, radicalismo,telejornalismo e web. Nos laboratórios, você terá aulas práticas para desenvolver suashabilidades diante das câmeras, por trás dos microfones e no comando das mais atuaistecnologias utilizadas pelo mercado jornalístico.

Para quem se destina?

Curiosidade, boa interpretação e facilidade na escrita e faro investigativo são algumascaracterísticas imprescindíveis para os bons jornalistas. É importante ser articulado nahora de falar e escrever - e, de preferência, não ter vergonha de falar em público. Terinteresse e manter-se sempre atualizado sobre os acontecimentos do Brasil e domundo em todas as editorias - cultura, economia, política, esportes - também éfundamental.

  • Duração Presencial: 4 anos
  • Tipo de formação: Bacharelado
  • Tipo de curso: Presencial

Unidades disponíveis

Depoimento de Ex-Alunos

  • Graciliano dos Santos Cândido

    Graduado em Jornalismo pela Faculdade Anhanguera de Brasília

    "A Anhanguera foi importante para minha colocação no mercado de trabalho. O conteúdo das aulas téoricas e práticas me ensinaram como um profissional deve atuar e os professores também me motivaram durante o curso, mostrando que mesmo com a não obrigatoriedade do diploma os graduados se sobressaem. Desde que me formei não fiquei um dia desempregado e fui contratado como assessor de imprensa em um grande grupo educacional. Hoje também contribuo na publicação de revistas, jornais e na rádio da cidade, além de ser um dos fundadores do Blog Notícias de Fato."

  • Áreas de atuação

    O trabalho do jornalista não está restrito às redações de grandes veículos da imprensa.Atualmente, as habilidades jornalísticas costumam ser aproveitadas em outrossegmentos da comunicação. Veja algumas carreiras que você pode seguir quando seformar em Jornalismo na Universidade Anhanguera:

    • Repórter, fotojornalista, pauteiro, editor e âncora/apresentador em jornais, revistas,portais de notícias, emissoras de rádio e TV;
    • Assessor de imprensa em agências de comunicação e empresas de diversossegmentos ou órgãos públicos;
    • Redator publicitário;
    • Consultor de comunicação interna em agências especializadas ou empresas dediversos segmentos.


  • Disciplinas

    Para acessar as disciplinas do curso, clique em Download.

  • Programa de Iniciação Científica

    O Programa de iniciação científica (PIC) envolve alunos no desenvolvimento de projetos de pesquisa. É um diferencial, pois possibilita ao estudante a oportunidade de conhecer e aplicar o método científico, estudar determinadas áreas de interesse, além de incentivar a participação em congressos e eventos que promovam discussões e reflexões sobre sua área de estudo e sua futura área de trabalho.

    O PIC da Anhanguera auxilia no desenvolvimento da maturidade, responsabilidade, crescimento profissional e pessoal do estudante, que, sem dúvida, estará um passo à frente em relação à visão de mundo e organização pessoal. O programa foi implantado em 1994 como uma política de concessão de bolsas de estudo por mérito acadêmico, para que o estudante pudesse desenvolver atividades de pesquisa sob a supervisão de professores orientadores.

    Principais Projetos de Pesquisa e Iniciação Científica

      • Ano: 2008
        Autora: Dulcinea Aparecida Bordignon
        Profa. Orientadora: Ms. Alessandra Cristina Fahl
        Projeto: "Contribuição para Análise de textos opinativos e informativos da contabilidade geral em relação a tributária"
        Curso: Ciências Contábeis
        Unidade: Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 2

      • Ano: 2009
        Autora: Karina de Lima Ferreira
        Prof. Orientador: Ms. Moises Miguel Cazela
        Projeto: "Avaliação de Desempenho como preparação para implantação da Avaliação por Competências em empresa de tecnologia"
        Curso: Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
        Unidade: Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara do Oeste

      • Ano: 2010
        Autoras: Estela Carboni Martins e Daniele Cristina Almeida
        Profa. Orientadora: Ms. Grasiele Aparecida Lourenço Santos
        Projeto: "A Arrecadação Municipal do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) em Função da Lei Federal 116/2003"
        Curso: Administração
        Unidade: Faculdade Anhanguera de Indaiatuba

  • Projetos e Ações Sociais

    O Programa de Extensão Comunitária proporciona aos alunos, colaboradores e parceiros a oportunidade da prática educacional e de cidadania, visando atender a sociedade e contribuir com metas nacionais e internacionais relacionadas à educação, saúde, direitos humanos e meio ambiente. A cada ano aumenta o número de pessoas assistidas nos Programas, sendo que em 2009 foram mais de 800.000.

    O IASEC (Instituto de Ação Social e Extensão Comunitária) é responsável pelo processo de gestão e pela base de dados do Programa de Extensão Comunitária e do Programa Ambiental da Anhanguera Educacional.

    Os alunos dos cursos de graduação da Anhanguera têm a opção de participar de pelo menos um Projeto do Programa de Extensão Comunitária adequado ao curso, como indicado a seguir.