Anhanguera. Aqui, o seu esforço ganha força

Para acessar a sua área você deve escolher:

  • Tenho uma conta Anhanguera Office 365

    Acesse a sua conta utilizando o seu login do Office 365

    ACESSAR MINHA CONTA
  • Ainda não tenho uma conta Anhanguera Office 365

Esqueci minha senha / 1° acesso

Biomedicina - Bacharelado

Sobre o curso

O bacharelado em biomedicina é um dos cursos mais procurados da área da saúde atualmente, já que conta com um mercado de trabalho em expansão, principalmente nas áreas de diagnóstico clínico e pesquisa e desenvolvimento.

A graduação em biomedicina da Universidade Anhanguera está dividida em dois ciclos principais de formação:

Ciclo básico: Disciplinas que tem o objetivo de fornecer ao aluno o conhecimento necessário para interpretar e aplicar conceitos vindos da biologia e das ciências da saúde, como biologia molecular e anatomia humana. Esse ciclo também conta com disciplinas das ciências sociais, como políticas públicas de saúde e filosofia.

Ciclo profissionalizante: Conjunto de disciplinas que capacitam o aluno a atuar na gestão e responder tecnicamente por setores de clínicas, hospitais e órgãos de saúde pública, como bancos de sangue, laboratórios de análises clínicas e diagnósticos por imagem. Também são trabalhadas disciplinas que preparam o aluno para atuar na produção e comercialização de equipamentos e insumos para biodiagnóstico.

Para quem se destina

O perfil indicado para o curso de biomedicina é do aluno que se interessa por questões ligadas à biologia, principalmente na área de microbiologia. O futuro profissional também deve se identificar com a rotina de laboratórios e com processos de pesquisa científica.

  • Duração Presencial: 4 anos
  • Tipo de formação: Bacharelado
  • Tipo de curso: Presencial/ À Distância

Unidades disponíveis

Depoimento de Ex-Alunos

  • Luciana Celestino Benedito

    Graduada em Biomedicina pela Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara do Oeste

    "O curso forma profissionais capazes de trabalhar com a funcionalidade dos órgãos, células, materiais laboratoriais, tanto tecnológicos quanto os manuais, não nos restringindo de iniciar em qualquer tipo de laboratório. Além disso, a habilidade dos alunos é sistematicamente aplicada nas aulas práticas e durante o estágio supervisionado."

  • Kelly Cristina Lacerda Evangelista Fonseca

    Graduada em Biomedicina pela Faculdade Anhanguera de Anápolis

    "Ao fazer uma graduação adquire-se experiência e é possível alcançar lugares mais altos. Por isso, digo que a faculdade me ajudou a melhorar a capacidade de avaliar e criticar, além de ter sido responsável pelo início de minha carreira. Hoje me sinto preparada para me destacar e ser uma grande profissional."

  • Áreas de atuação

    Institutos de pesquisa: Atuação em universidades, institutos e fundações voltadas à pesquisa científica, principalmente nas áreas de células-tronco, biotecnologia, biologia molecular, nanotecnologia, entre outras.

    Diagnóstico por imagem: Planejamento e execução de exames que possibilitam o diagnóstico por imagem.

    Genética forense: Atuação na resolução de crimes por meio da análise de tecidos e material genético humano, nas polícias civil e federal.

    Biotecnologia: Atua na manipulação de microrganismos para obtenção de medicamentos e produção de kits de diagnósticos.

    Análises clínicas: Gerencia e executa a análise de material coletado de pacientes em laboratórios, para mensuração de indicadores de saúde, e também para localizar agentes causadores de patologias.


  • Disciplinas

    Para acessar as disciplinas do curso, clique em Download.

  • Programa de Iniciação Científica

    O Programa de iniciação científica (PIC) envolve alunos no desenvolvimento de projetos de pesquisa. É um diferencial, pois possibilita ao estudante a oportunidade de conhecer e aplicar o método científico, estudar determinadas áreas de interesse, além de incentivar a participação em congressos e eventos que promovam discussões e reflexões sobre sua área de estudo e sua futura área de trabalho.

    O PIC da Anhanguera auxilia no desenvolvimento da maturidade, responsabilidade, crescimento profissional e pessoal do estudante, que, sem dúvida, estará um passo à frente em relação à visão de mundo e organização pessoal. O programa foi implantado em 1994 como uma política de concessão de bolsas de estudo por mérito acadêmico, para que o estudante pudesse desenvolver atividades de pesquisa sob a supervisão de professores orientadores.

    Principais Projetos de Pesquisa e Iniciação Científica

      • Ano: 2008
        Autora: Anne Elisa Amorim
        Profas. Orientadoras: Ms. Jaqueline Bento P. Pacheco e Ms. Thaís Teixeira Fernandes
        Projeto: "Exame de Urina Tipo I: freqüência percentual de amostras que sugerem infecção urinária"
        Curso: Biomedicina
        Unidade: Faculdade Anhanguera de Anápolis

      • Ano: 2009
        Autoras: Kelly Christina Lacerda Evangelista Fonseca e Liliam V. de Paiva C. Silveira
        Prof. Orientador: Ms. Ricardo Carvalho Silva
        Projeto: "Estudo das parasitoses gastrointestinais em crianças de 0 a 12 anos atendidas pelo laboratório central do município de Anápolis"
        Curso: Biomedicina
        Unidade: Faculdade Anhanguera de Anápolis

      • Ano: 2010
        Autora: Maria Wládia de Sousa Fernandes
        Profa. Orientadora: Ms. Heloísa Alves Sousa Falcão
        Projeto: "Índice de Peroxido e de Acidez em Óleos de Fritura de Redes de Fast Food"
        Curso: Nutrição
        Unidade: Faculdade Anhanguera de Brasília

  • Projetos e Ações Sociais

    O Programa de Extensão Comunitária proporciona aos alunos, colaboradores e parceiros a oportunidade da prática educacional e de cidadania, visando atender a sociedade e contribuir com metas nacionais e internacionais relacionadas à educação, saúde, direitos humanos e meio ambiente. A cada ano aumenta o número de pessoas assistidas nos Programas, sendo que em 2009 foram mais de 800.000.

    O IASEC (Instituto de Ação Social e Extensão Comunitária) é responsável pelo processo de gestão e pela base de dados do Programa de Extensão Comunitária e do Programa Ambiental da Anhanguera Educacional.

    Os alunos dos cursos de graduação da Anhanguera têm a opção de participar de pelo menos um Projeto do Programa de Extensão Comunitária adequado ao curso, como indicado a seguir.

    Principais Projetos e Ações Sociais