Sobre o curso

  • Duração do curso: 5 anos (10 semestres)
  • Modalidade: presencial e semipresencial

A graduação em Engenharia Mecânica da Anhanguera é voltada para quem deseja atuar com equipamentos mecânicos, térmicos e hidráulicos. No curso, o aluno trabalha habilidades técnicas que podem ser aplicadas no desenvolvimento e na projeção de todo tipo de máquina, sempre com o uso aplicado de tecnologia de ponta.

A Engenharia Mecânica faz parte do campo das Ciências Exatas e abrange uma série de conhecimentos, como gestão de projetos, automação e processo de fabricação. A Anhanguera disponibiliza laboratórios modernos e devidamente equipados para as aulas práticas da graduação.

No formato semipresencial, é possível concluir parte da carga horária do curso online, permitindo que o estudante usufrua da infraestrutura da faculdade para a realização das aulas.

Como é a matriz curricular de Engenharia Mecânica?

A faculdade permite que o estudante entenda tudo sobre Engenharia Mecânica, estando mais preparado para os desafios e as exigências do mercado de trabalho. A graduação tem o principal objetivo de desenvolver as habilidades técnicas e as competências que todo profissional do setor deve apresentar diante dos empregadores.

Um dos grandes focos do curso envolve a tecnologia e seus desafios; no entanto, diferentemente das demais Engenharias, a Engenharia Mecânica se dedica exclusivamente aos procedimentos ligados aos elementos e aos componentes das máquinas.

Por meio dos conhecimentos adquiridos na faculdade, o recém-formado constitui entendimento técnico e pode se candidatar a vagas de trabalho no setor assim que obter o diploma. As disciplinas da matriz curricular de Engenharia Mecânica contam com matérias obrigatórias e eletivas, como:

  • Algoritmos e Lógica de Programação;
  • Cálculo Diferencial e Integral;
  • Desenho Técnico Projetivo;
  • Legislação, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente;
  • Química e Ciência dos Materiais;
  • Métodos Matemáticos;
  • Metrologia e Controle Geométrico;
  • Fenômenos de Transporte;
  • Fundamentos de Eletrotécnica;
  • Termodinâmica;
  • Elementos de Máquinas;
  • Processos de Fabricação;
  • Comandos Hidráulicos e Pneumáticos.

Quais são os diferenciais do curso de Engenharia Mecânica da Anhanguera?

O estudante da Anhanguera pode escolher o tipo de ensino que melhor se adequa à sua rotina, necessidades e preferências.

A Anhanguera ainda oferece uma série de iniciativas que auxiliam o aluno a conseguir a sua primeira experiência profissional, tão importante para o ingresso no mercado de trabalho.

Trilhas de Carreira

A Anhanguera ainda oferece acesso exclusivo e ilimitado às Trilhas de Carreira, oferecendo atividades extracurriculares fundamentais para o aperfeiçoamento da carreira e do currículo do candidato, com temas ligados à Gestão de Projetos, Liderança, Empreendedorismo, Inglês e muito mais.

Aula Destaque

A Anhanguera oferece a Aula Destaque, um encontro 100% online e exclusivo, ministrado por profissionais conceituados do mercado que são referência em suas áreas de atuação, além de autores e professores da Saraiva.

O objetivo é enriquecer o conhecimento dos estudantes por meio do contato com pessoas bem-sucedidas e com ampla trajetória em suas áreas de atuação, como Ricardo Amorim, Paulo Cunha, Marcelo Castelli, entre outros.

Formas de ingresso

O candidato conta com as seguintes opções para ingressar no curso de Engenharia Mecânica da Anhanguera:

  • vestibular agendado;
  • vestibular online;
  • nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio);
  • transferência externa.

Grade curricular

Conheça as disciplinas do curso, separadas por pilares de conhecimento.

  • Modalidades:

Exibindo: 4 de 375 resultados

MODALIDADES QUE ESSE CURSO OFERECE:

Confira abaixo todas os diferentes tipos de modalidades e descubra quais delas é mais adequada para você.

Presencial

Ideal para quem tem uma rotina mais flexível e disponibilidade para frequentar aulas durante a semana.
A experiência tradicional de um graduação.

O aluno frequenta suas aulas em uma unidade de ensino Anhanguera, onde aproveita o suporte dos professores, o convívio e a troca de experiências com sua turma e toda infraestrutura para realizar as atividades teóricas e aulas práticas do seu curso, como as salas multimídia, laboratórios e bibliotecas.

O aluno também cumpre uma parte de sua grade por meio de Disciplinas Interativas, ou DIs. Elas preparam o estudante para a realidade do mercado de trabalho, já que maioria das empresas exige domínio de tecnologias em treinamentos e apresentações online.

As DIs são aplicadas através de uma plataforma simples e completa, web-aulas e material didático digital, feitos para uma aprendizagem dinâmica e acessível em ambiente virtual. Esse é um diferencial para o aluno que busca flexibilidade para montar seus próprios horários e conciliar os estudos a sua rotina.

A modalidade Semiprencial* transformou em metodologia de referência para outras instituições educacionais.
*Cursos ofertados da modalidade EAD com parte da carga horária presencial

Uma metodologia pioneira, onde o aluno comparece a sua unidade de ensino uma vez por semana. Neste dia, assiste aulas transmitidas ao vivo por um professor e pode interagir com ele tirando suas dúvidas na hora. Além disso, conta com o suporte de tutores presenciais, pode interagir com sua turma e desenvolver atividades em grupo.

O restante da grade curricular é realizado por meio de Disciplinas Interativas, ou DIs. Nessa plataforma digital, o aluno conta com uma série de conteúdos: material didático, aulas que podem ser acessadas sempre, onde e quando forem necessárias, além do apoio de tutores online e interação com a turma através dos fóruns.

É fácil se inscrever!
Escolha uma das opções abaixo: