Sobre o curso

  • Duração: 5 anos (10 semestres)

O curso de Engenharia de Produção desenvolve os conhecimentos e habilidades necessários para gerar mais resultado, qualidade, economia e sustentabilidade na produção de bens e serviços. Logo, é uma formação com excelente abertura nas empresas, retornando empregabilidade e remuneração para os formados.

Nesse sentido, a formação une conhecimentos em Matemática, Engenharia, Gestão, Tecnologia e diversas outras disciplinas. Além disso, o aluno aprende enquanto pratica, tendo uma experiência bastante dinâmica para construir as suas competências profissionais.

Como é a matriz curricular de Engenharia de Produção?

Os conteúdos vistos ao longo da graduação promovem um amplo desenvolvimento de competências, mesclando matemática, engenharia, administração, recursos humanos, entre outras disciplinas. Na prática, a matriz curricular reflete a necessidade de aplicar múltiplos conhecimentos para tornar as organizações mais produtivas. 

Em primeiro lugar, o aluno reforça suas habilidades ligadas às Ciências Exatas e Biológicas, estudando Álgebra, Geometria, Cálculo, Física e Química, por exemplo. Igualmente, aprende os materiais e as tecnologias mecânicas, energéticas e digitais aplicáveis aos processos produtivos:

  • Ciência dos Materiais;
  • Eletricidade;
  • Algoritmos e Programação etc.

O curso superior também aborda aspectos relacionados à administração e ao empreendedorismo, como:

  • Orçamentos e custos industriais;
  • Gestão da Produção;
  • Gestão de Projetos;
  • Gestão de Operações e Serviços;
  • Desenvolvimento de Produto.

Ademais, a formação desenvolve habilidades e competências técnicas mais específicas da Engenharia de Produção:

  • Desenho Técnico Projetivo;
  • Engenharia de Métodos;
  • Planejamento e Controle de Produção;
  • Pesquisa Operacional, entre outras.
     

Diferenciais do curso de Engenharia de Produção na Anhanguera

O curso superior da Anhanguera foi criado para ajudar os alunos a se inserirem e terem destaque na profissão. Para isso, foram criadas experiências durante a graduação com impacto no desenvolvimento de competências e na valorização do currículo profissional.

Formas de ingresso

A Anhanguera tem o objetivo de democratizar o ensino superior. Por isso, existem diferentes formas de ingresso, e o candidato pode escolher a mais compatível com o seu perfil. As principais são:

  • vestibular tradicional;
  • vestibular agendado;
  • vestibular online;
  • nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio);
  • transferência externa.

Para usar a nota do Enem, são necessários 200 pontos nas provas objetivas e na redação. No caso de beneficiários do Prouni (Programa Universidade para Todos) e do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), também não é preciso realizar uma nova avaliação, pois a pontuação no Exame Nacional é suficiente.

Disciplinas Interativas

Os alunos da Anhanguera podem acessar disciplinas interativas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Nessa proposta, o conteúdo é assimilado a partir do cumprimento de atividades, exercícios, fóruns e outras tarefas. Logo, ao sempre aplicar a matéria, o profissional não fica apenas na teoria e constrói um domínio prático dos assuntos.

Trilhas de Carreira

No ambiente virtual, também estão disponíveis conteúdos para desenvolver habilidades comportamentais, como liderança, comunicação, gestão de pessoas e inovação. Esses conteúdos formam planos de estudos para personalizar o currículo, que são as Trilhas de Carreira.

Canal Conecta

Outro diferencial é o acesso exclusivo ao Canal Conecta. Lá o aluno concorre por vagas de estágio e emprego em organizações parceiras. Só em Engenharia de Produção foram 7.669** vagas disponibilizadas nesse portal da empregabilidade entre 2019 e 2020.

** Canal Conecta

Aula Destaque

Na Anhanguera, além dos excelentes professores, o aluno tem acesso à Aula Destaque. Aqui, profissionais conceituados — como Ricardo Amorim, Paulo Cunha e Marcelo Castelli — abordam os desafios e as tendências dos seus campos de trabalho, mostrando para os alunos como seguir uma trajetória de sucesso na profissão.

Grade curricular

Conheça as disciplinas do curso, separadas por pilares de conhecimento.

  • Modalidades:

MODALIDADES QUE ESSE CURSO OFERECE:

Confira abaixo todas os diferentes tipos de modalidades e descubra quais delas é mais adequada para você.

Presencial

Ideal para quem tem uma rotina mais flexível e disponibilidade para frequentar aulas durante a semana.
A experiência tradicional de um graduação.

O aluno frequenta suas aulas em uma unidade de ensino Anhanguera, onde aproveita o suporte dos professores, o convívio e a troca de experiências com sua turma e toda infraestrutura para realizar as atividades teóricas e aulas práticas do seu curso, como as salas multimídia, laboratórios e bibliotecas.

O aluno também cumpre uma parte de sua grade por meio de Disciplinas Interativas, ou DIs. Elas preparam o estudante para a realidade do mercado de trabalho, já que maioria das empresas exige domínio de tecnologias em treinamentos e apresentações online.

As DIs são aplicadas através de uma plataforma simples e completa, web-aulas e material didático digital, feitos para uma aprendizagem dinâmica e acessível em ambiente virtual. Esse é um diferencial para o aluno que busca flexibilidade para montar seus próprios horários e conciliar os estudos a sua rotina.

A modalidade Semiprencial* transformou em metodologia de referência para outras instituições educacionais.
*Cursos ofertados da modalidade EAD com parte da carga horária presencial

Uma metodologia pioneira, onde o aluno comparece a sua unidade de ensino uma vez por semana. Neste dia, assiste aulas transmitidas ao vivo por um professor e pode interagir com ele tirando suas dúvidas na hora. Além disso, conta com o suporte de tutores presenciais, pode interagir com sua turma e desenvolver atividades em grupo.

O restante da grade curricular é realizado por meio de Disciplinas Interativas, ou DIs. Nessa plataforma digital, o aluno conta com uma série de conteúdos: material didático, aulas que podem ser acessadas sempre, onde e quando forem necessárias, além do apoio de tutores online e interação com a turma através dos fóruns.

É fácil se inscrever!
Escolha uma das opções abaixo: