25.11.2010

Anhanguera de Sumaré participa do Encontro de Educação e Meio Ambiente da cidade

Com objetivo de incentivar a reflexão e ações de conscientização sobre a importância do meio ambiente, assim como desenvolver a melhoria da qualidade de vida da comunidade, a Prefeitura Municipal de Sumaré, por meio da Secretaria Municipal da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social promovem o "Encontro de Educação e Meio Ambiente de Sumaré". O evento será realizado nos próximos dias 26 (das 19 às 22 horas) e 27 (das 8 às 18 horas) de novembro, no Centro de Convivência da Terceira Idade.

A iniciativa foi idealizada e planejada nos Encontros para Formação do Coletivo Educador Ambiental de Sumaré, do qual a Faculdade Anhanguera de Sumaré é participante. A programação inclui manifestações culturais, conversas, provocações, vivências e trocas de experiências educativas relacionadas ao tema. Além disso, no sábado haverá apresentação da peça teatral NÓS, do Grupo Entre Nós e será servido um almoço coletivo.

Durante o encontro, estará presente o professor da Faculdade de Tecnologia da Universidade Estadual de Campinas, Sandro Tonso, que também é atuante no Coletivo Educador de Campinas (Coeduca) e Formação de Educadores Ambientais. A diretora da Faculdade Anhanguera de Sumaré, Roberta Marcilio, e a coordenadora do curso de Pedagogia, Andrea Jaconi, representarão a Anhanguera na reunião.

"Nossa participação é muito importante, pois nessas discussões aprendemos a conscientizar os alunos e a comunidade com ações ambientais. Nosso objetivo é promover a melhoria da qualidade de vida na região", destaca a diretora Roberta Marcilio.

Outro ponto destacado do encontro será iniciar a construção do Mapa Verde de Sumaré. Os participantes farão o mapeamento de todos os projetos e iniciativas relacionadas à Educação Ambiental em Sumaré, com a participação dos presentes.

Sobre o Coeduca

O Coletivo Educador Ambiental (Coeduca) é um grupo aberto formado por pessoas e representantes de várias instituições governamentais e não-governamentais que se dedicam à formação de educadores ambientais no âmbito municipal. O Coletivo já viabilizou a formação de 150 educadores ambientais em todas as regiões de Campinas - líderes comunitários, técnicos de instituições (públicas ou privadas), agentes de saúde, professores das redes de ensino, jovens ligados a movimentos sociais, entre outros. Qualquer instituição ou pessoa interessada na formação de educadores ambientais da região pode aderir ao grupo.

Encontro de Educação e Meio Ambiente de Sumaré
Data: Dia 26 de novembro, das 19 às 22 horas (sexta-feira)
Dia 27 de novembro, das 8 às 18 horas (sábado)
Endereço: Centro de Convivência da Terceira Idade