10.12.2010

No Dia do Engenheiro, Anhanguera de São Caetano lança 2 novos cursos

Boas notícias para São Caetano do Sul e região. Para marcar o Dia do Engenheiro, comemorado em todo o País no dia 11 de dezembro, a Faculdade Anhanguera de São Caetano anuncia a abertura de dois novos cursos: Engenharia Civil e Engenharia de Controle e Automação.

Por meio das portarias nos 2.032 e 2.033, de 29 de novembro de 2010, o Ministério da Educação (MEC) autorizou a unidade a oferecer as duas graduações. Para o diretor da unidade, professor Almir Zampolo, a abertura dos novos cursos representa uma grande conquista para a região. "Com essa nova oferta, teremos condições de contribuir com o desenvolvimento de todo o ABC. Esses cursos vão possibilitar a formação de profissionais qualificados e especializados para atender as demandas do mercado de trabalho", afirma o diretor.

Os novos cursos trazem também boas perspectivas para a região, já que a demanda por mão-de-obra na área de engenharia ainda é muito grande em todo o País. Segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), cerca de 150 mil vagas para profissionais em engenharia não terão como ser preenchidas até 2012. "A Anhanguera sempre está atenta às necessidades das regiões onde atua e investe na oferta de cursos que possam suprir essas demandas", acrescenta Zampolo. "A região do ABC é um dos principais polos industriais do País e necessita de profissionais qualificados, principalmente, na área de engenharia."

Sobre os cursos

Engenharia Civil (Bacharelado)

Duração: cinco anos

O engenheiro civil deve ter visão humanística e técnico-científica, apoiada em conhecimentos de matemática, física e com prática atualizada às modernas necessidades de mercado. Dessa forma, o curso forma profissionais aptos a analisar, planejar e executar projetos que atendam simultaneamente as demandas de progresso da sociedade e a necessidade de sustentabilidade ambiental.

As disciplinas do curso englobam as áreas de materiais, metodologias construtivas, gerenciamento de empreendimentos, engenharia econômica, projeto e execução de estruturas e obras hidráulicas, transporte e gestão ambiental, entre outras.

O profissional formado poderá atuar nas áreas de análises, pesquisa, manutenção, operação, execução e projetos.

Engenharia de Controle e Automação (Bacharelado)

Duração: cinco anos

Acompanhando o desenvolvimento tecnológico atual, o curso integra quatro grandes áreas do conhecimento: mecânica, eletroeletrônica, informática e controle, atendendo à necessidade de maior competitividade das indústrias pela recente tendência de globalização da economia mundial.

A formação multidisciplinar permite ao profissional atuar em setores tecnológicos e científicos característicos da profissão, tais como atividades industriais nas áreas de eletrônica, computação, biotecnologia, controle, instrumentação, entre outras.

O profissional formado poderá atuar nas áreas de automação comercial, automação industrial, informática, bioprocessos e outras.

Inscrições abertas

Com mensalidades a partir de R$ 589 e toda uma estrutura que auxilia o estudante a realizar o seu projeto de vida, os cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Controle e Automação, que serão oferecidos no período noturno, já estão com vagas abertas para o Vestibular 2011.

Os interessados podem se inscrever no site www.vestibulares.br, onde também vão encontrar um guia completo com a relação dos cursos oferecidos pela Faculdade Anhanguera de São Caetano, edital do processo seletivo e informações sobre bolsas de estudo e financiamentos. A taxa de inscrição é de R$ 25.

Os candidatos também podem optar pelas provas agendadas, marcadas às quartas, sextas ou sábados, ou substituir a prova do Vestibular pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste caso, os pontos obtidos na parte objetiva e na redação do exame serão considerados, de acordo com os critérios constantes no edital do processo seletivo.

Vantagens de estudar na Anhanguera

Atualizada com as melhores práticas do mercado de trabalho, a Anhanguera realiza diversos investimentos para inovar e garantir a qualidade dos cursos ofertados em todas as suas unidades. Essas ações fizeram com que a Instituição fosse reconhecida e conquistasse o 1o lugar na categoria Inovação e Qualidade no setor de serviços diversos, em pesquisa realizada este ano pela Revista Isto É Dinheiro.

Um de seus principais diferenciais é o Portal de Empregos, lançado pela Anhanguera com o objetivo de aumentar as chances de seus alunos de conquistarem melhores colocações no mercado de trabalho. São mais de 50 mil vagas disponibilizadas no site. A ação foi desenvolvida em parceria com o site Trabalhando.com, a comunidade de trabalho líder da América Latina, com escritórios em Portugal, Espanha, México, Argentina, Chile, Peru, Colômbia e Brasil.

Quem estuda na Anhanguera também conta com outros diferenciais: infraestrutura de suas unidades, corpo docente formado por professores com experiência de mercado e programas institucionais exclusivos, como o Programa do Livro-Texto (PLT), centrado na oferta de livros com até 80% de desconto. Considerado o maior programa de livros do Ensino Superior do Brasil, incentiva a leitura e combate a pirataria.

A instituição também disponibiliza aos seus alunos as principais bolsas e financiamentos disponíveis no Brasil, como o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES), e outros créditos estudantis privados, em parceria com instituições financeiras. A Anhanguera também realiza convênios com empresas e órgãos públicos, além de oferecer programas de bolsas de estudos em todas as localidades em que atua. Um dos principais é o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Os alunos ainda podem escolher as melhores opções de pagamento de sua mensalidade: débito automático no cartão de crédito ou em conta corrente, ou ainda o tradicional pagamento do boleto em rede bancária.

Serviço:

Informações: 0800 941 4444 / www.vestibulares.br

Calendário do Vestibular:

Período de inscrições: até 16/12 (quinta-feira) pelo site. Nos dias 17 e 18/12, na unidade.

Prova: domingo (19/12), às 9h30

Taxa de inscrição: R$ 25

Provas agendadas: às quartas, sextas ou sábados

Local: Faculdade Anhanguera de São Caetano - Unidade 1