Para acessar a sua área você deve escolher:

  • Tenho uma conta Anhanguera Google Apps

    Acesse a sua conta utilizando o seu login do Google Apps

    ACESSAR MINHA CONTA
  • Ainda não tenho uma conta Anhanguera Google Apps

Esqueci minha senha / 1º acesso

Imprensa

< Voltar

16.11.2010

Portal de artigos científicos da Anhanguera alcança 1 milhão de downloads

O Portal Sistema Anhanguera de Revistas Eletrônicas (SARE) da Anhanguera alcançou no último mês 1 milhão de downloads de seus artigos. Com dois anos de existência, o SARE tem uma média de 150 mil acessos por mês e reúne a produção científica de sete revistas e três anuários da instituição.

O marco acompanha o crescimento nacional, pois de 2007 para 2008 a produção científica brasileira cresceu 56% e o país passou da 15ª para a 13ª colocação no ranking mundial de artigos publicados em revistas especializadas.

Dentre as revistas e os anuários disponibilizadas no SARE, oito são indexadas, isto é, as publicações atendem às exigências como a periodicidade, a disponibilização em forma eletrônica e o livre acesso ao conteúdo dos artigos. Duas delas também estão presentes no portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do Ministério da Educação.

As revistas abrangem todas as áreas do conhecimento, são elas: Revista de Ciências Gerenciais, uma publicação de administração, contabilidade e economia; Ensaios e Ciência, que abrange ciências biológicas, agrárias e saúde; Revista de Educação; Tradução & Comunicação; Revista de Ciências Exatas e Tecnologia; Revista de Direito e Revista de Psicologia.

O portal também disponibiliza três anuários, um discente que reúne a produção dos alunos de graduação do programa de iniciação científica, um sobre a produção científica de docentes e o outro da produção dos cursos de pós-graduação. Os anuários possuem foco multidisciplinar.

Segundo o diretor do Instituto de Pesquisas Aplicadas e Desenvolvimento Educacional (Ipade) da Anhanguera, professor Marcelo Augusto Cicogna, estima-se que a metade dos downloads são realizados por alunos, professores e pesquisadores de outras instituições. O sistema de revistas eletrônicas também permite avaliar a origem dos acessos, demonstrando uma tendência atual para a importância dos mecanismos de pesquisa como o Google, pois 70% dos downloads no SARE têm origem em consultas eletrônicas em sites de busca.

Para o professor, o marco de 1 milhão de acessos a artigos científicos é resultado da qualidade do material publicado. "Como nossos professores também são atuantes no mercado de trabalho, muitas das pesquisas apresentam experiências e relatos de caso sob um ângulo de vista do mercado, deixando bastante claro os aspectos práticos e as novas tendências de cada área".

Cicogna completa "o acesso livre de um material de qualidade, por meio do SARE, garante a informação e o fomento do conhecimento não só para os alunos e professores da Anhanguera, como também para toda a comunidade de pesquisadores e profissionais".

O acesso do SARE é por meio do endereço www.sare.anhanguera.com e também estão disponibilizados no portal Periódicos www.periodicos.capes.gov.br, que é mantido pela Capes e reúne uma grande coleção de periódicos sobre a produção científica mundial.

Alfapress Comunicações
Thaís Frausto - (19) 9788-6829
Alex Mattiuzzo - (19) 9648-5738
Central de Atendimento aos Jornalistas
Fone: (19) 2136-3505
Pabx: (19) 2136-3500
alfapress@alfapress.com.br

Filtro de Releases

Fale com a Assessoria

E-mail de contato:

Agência ideal

  • Fernanda Vigna

    (11) 4873-7649

    (11) 99649-5997

  • Thaís de Araújo

    (11) 4873-7633

    (11) 99137-0064

Alfapress Comunicação

  • Coordenação Fernanda Blotta

    (19) 2136-3500

    (19) 99648-5738

  • Atendimento Institucional Marcela Feriani

    (19) 2136-3500

    (19) 99936-3972

Atendimento Regional