13.3.2013

Rotary Club - Nordeste Vila Maria e Anhanguera Uniban promovem Dia da Cidadania

O Rotary Club de São Paulo (RCSP) - Nordeste Vila Maria e a Anhanguera UNIBAN realizam em parceria o Dia da Cidadania, no dia 16 de março (sábado). O evento vai oferecer diversos serviços e atividades à comunidade nas áreas de saúde e cidadania e será realizado no Banco de Alimentos da Cidade de São Paulo, Vila Maria, das 10h às 15h.

Entre os atendimentos destinados gratuitamente à população estão: emissão de 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito; emissão de 1ª e 2ª vias da Carteira de Trabalho; cadastro em vagas de emprego; orientações sobre direitos do consumidor; corte de cabelo; massagem; exames oftalmológicos; confecção de óculos a preços populares e barracas de alimentos. De hora em hora, shows irão animar ainda mais a ação social.

Parceria Anhanguera UNIBAN e Rotary

Este ano, o Dia da Cidadania conta com apoio da Anhanguera UNIBAN, que leva alunos e professores dos cursos de Direito, Letras, Tecnologia em Design de Moda, Serviço Social, Odontologia, Educação Física, Nutrição, Fisioterapia, Enfermagem, Biomedicina e Pedagogia para realizar atividades educativas, artísticas e lúdicas, como escritura de cartas, contação de histórias e oficina de customização de camisetas.

A parceria possibilitará atendimentos odontológicos; avaliação e orientação nutricional e postural; aferição de pressão arterial, testes de Hepatite C e Glicemia. Além disso, haverão atividades físicas e palestras sobre aproveitamento de alimentos, autoexame de mamas e doenças sexualmente transmissíveis. Os casos que necessitarem de atenção especial serão encaminhados para tratamento nas clínicas da instituição.

"Este é um trabalho de muita importância, pois possibilitamos que famílias da comunidade tenham acesso fácil a serviços diversos e, por meio da parceria com a Anhanguera Uniban, poderemos oferecer atendimentos de saúde de qualidade que muitas pessoas não teriam condições de buscar em outros locais", afirma Antonio Constant Furlan, presidente do Rotary Club de São Paulo (RCSP) - Nordeste Vila Maria. "Buscamos sempre implementar novas ações sociais em prol da comunidade e com parceiros ganhamos mais forças para trabalhar."

Para o reitor da Anhanguera UNIBAN, professor Gilberto Selber, a iniciativa beneficia a comunidade local e acadêmica. "Apoiamos a ação, pois é responsabilidade da instituição de ensino identificar e atender as necessidades da região onde está inserida, e permitir a essas pessoas o acesso a atendimentos básicos de cidadania. A iniciativa beneficia ainda a aprendizagem dos alunos, que podem conhecer de perto as carências reais de uma comunidade, a fim de serem preparados para quando estiverem atuando como profissionais no mercado de trabalho."

Consultório Móvel

Durante a ação acontece ainda a inauguração da Unidade Móvel de Extensão Comunitária, também fruto da parceria entre o Rotary Club de São Paulo - Nordeste Vila Maria e a Anhanguera UNIBAN, composta de um consultório odontológico e duas salas para outros atendimentos.

O Dia da Cidadania será o primeiro ponto de parada da unidade móvel que, após a ação, deverá circular por outras regiões, tendo como ponto de partida as regiões Norte e Leste da cidade de São Paulo, área de atuação do RCSP - Nordeste Vila Maria. O objetivo é levar atendimento à população das localidades mais carentes.

"Com a unidade móvel vamos oferecer atividades de extensão e serviços à comunidade por onde ela passar, a fim de mobilizar alunos e professores da instituição para causas sociais e exercício da ética e da cidadania", explica a professora Christianne Coletti, diretora de extensão da universidade Anhanguera UNIBAN. "Trata-se também de incentivar e valorizar profissionalmente os alunos de forma que possam colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula."

Serviço:

Dia da Cidadania