13.3.2013

Rotary Club - Nordeste Vila Maria e Anhanguera Uniban promovem Dia da Cidadania

O Rotary Club de So Paulo (RCSP) - Nordeste Vila Maria e a Anhanguera UNIBAN realizam em parceria o Dia da Cidadania, no dia 16 de maro (sbado). O evento vai oferecer diversos servios e atividades comunidade nas reas de sade e cidadania e ser realizado no Banco de Alimentos da Cidade de So Paulo, Vila Maria, das 10h s 15h.

Entre os atendimentos destinados gratuitamente populao esto: emisso de 2 via de certides de nascimento, casamento e bito; emisso de 1 e 2 vias da Carteira de Trabalho; cadastro em vagas de emprego; orientaes sobre direitos do consumidor; corte de cabelo; massagem; exames oftalmolgicos; confeco de culos a preos populares e barracas de alimentos. De hora em hora, shows iro animar ainda mais a ao social.

Parceria Anhanguera UNIBAN e Rotary

Este ano, o Dia da Cidadania conta com apoio da Anhanguera UNIBAN, que leva alunos e professores dos cursos de Direito, Letras, Tecnologia em Design de Moda, Servio Social, Odontologia, Educao Fsica, Nutrio, Fisioterapia, Enfermagem, Biomedicina e Pedagogia para realizar atividades educativas, artsticas e ldicas, como escritura de cartas, contao de histrias e oficina de customizao de camisetas.

A parceria possibilitar atendimentos odontolgicos; avaliao e orientao nutricional e postural; aferio de presso arterial, testes de Hepatite C e Glicemia. Alm disso, havero atividades fsicas e palestras sobre aproveitamento de alimentos, autoexame de mamas e doenas sexualmente transmissveis. Os casos que necessitarem de ateno especial sero encaminhados para tratamento nas clnicas da instituio.

"Este um trabalho de muita importncia, pois possibilitamos que famlias da comunidade tenham acesso fcil a servios diversos e, por meio da parceria com a Anhanguera Uniban, poderemos oferecer atendimentos de sade de qualidade que muitas pessoas no teriam condies de buscar em outros locais", afirma Antonio Constant Furlan, presidente do Rotary Club de So Paulo (RCSP) - Nordeste Vila Maria. "Buscamos sempre implementar novas aes sociais em prol da comunidade e com parceiros ganhamos mais foras para trabalhar."

Para o reitor da Anhanguera UNIBAN, professor Gilberto Selber, a iniciativa beneficia a comunidade local e acadmica. "Apoiamos a ao, pois responsabilidade da instituio de ensino identificar e atender as necessidades da regio onde est inserida, e permitir a essas pessoas o acesso a atendimentos bsicos de cidadania. A iniciativa beneficia ainda a aprendizagem dos alunos, que podem conhecer de perto as carncias reais de uma comunidade, a fim de serem preparados para quando estiverem atuando como profissionais no mercado de trabalho."

Consultrio Mvel

Durante a ao acontece ainda a inaugurao da Unidade Mvel de Extenso Comunitria, tambm fruto da parceria entre o Rotary Club de So Paulo - Nordeste Vila Maria e a Anhanguera UNIBAN, composta de um consultrio odontolgico e duas salas para outros atendimentos.

O Dia da Cidadania ser o primeiro ponto de parada da unidade mvel que, aps a ao, dever circular por outras regies, tendo como ponto de partida as regies Norte e Leste da cidade de So Paulo, rea de atuao do RCSP - Nordeste Vila Maria. O objetivo levar atendimento populao das localidades mais carentes.

"Com a unidade mvel vamos oferecer atividades de extenso e servios comunidade por onde ela passar, a fim de mobilizar alunos e professores da instituio para causas sociais e exerccio da tica e da cidadania", explica a professora Christianne Coletti, diretora de extenso da universidade Anhanguera UNIBAN. "Trata-se tambm de incentivar e valorizar profissionalmente os alunos de forma que possam colocar em prtica os conhecimentos adquiridos em sala de aula."

Servio:

Dia da Cidadania