19.4.2012

Projeto ambiental da Anhanguera deve movimentar 60 mil pessoas de Santa Bárbara e região

Com o objetivo de refletir e apoiar no desenvolvimento sustentável da cidade de Santa Bárbara e região, a Faculdade Anhanguera realiza uma nova ação ambiental que envolve seus alunos, professores, comunidade e ainda beneficia duas entidades assistenciais. A campanha iniciada nesse mês visa à coleta seletiva do óleo de cozinha já utilizado e o armazenamento do produto no Ecoponto, instalado nas dependências da Instituição. O material recolhido terá o destino correto por meio da empresa Prontóleo, de Sumaré, parceira da faculdade no projeto e credenciada junto a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB).

Diversos bares, restaurantes e residências ainda jogam o óleo direto na rede de esgoto, desconhecendo os prejuízos dessa ação. Dados de várias pesquisas comprovaram que com um litro de óleo é possível contaminar um milhão de litros de água. Se acabar no solo, o líquido pode impermeabilizá-lo, o que contribui com enchentes e alagamentos.

A campanha da Anhanguera faz parte da disciplina Atividades Complementares e terá a participação direta de 1200 alunos de dez cursos. Eles serão capacitados e estimulados a levar o produto, armazenado em garrafa pet, ao Ecoponto. Os alunos ainda visitarão residências de Santa Bárbara e região, distribuindo folhetos explicativos sobre a melhor maneira de descartar corretamente o óleo de cozinha e divulgando o novo Ecoponto da cidade, na Faculdade Anhanguera.

"Além do trabalho de conscientização e de preservação do meio ambiente, queremos que o nosso aluno torne-se um multiplicador de ações positivas. Vamos oferecer a eles a possibilidade de atuação como protagonistas do desenvolvimento sócio-ambiental", afirmou a coordenadora do projeto e professora da Anhanguera, Sueli Righeto.

A parceria entre a Anhanguera e a Prontóleo proporcionou ainda que duas entidades assistências sejam beneficiadas. A cada dez litros de óleo arrecadados, a empresa retribuirá com 1 litro de produto de limpeza, que será destinado ao Hospital Seara de Americana e ao Asilo São Vicente de Paula, de Santa Bárbara.

"Toda a população está convidada a participar e levar o óleo na Anhanguera. Além dos benefícios ambientais, a coleta seletiva do óleo de cozinha traz benefícios também para as residências. Os resíduos de fritura, que hoje entopem encanamentos e tubulações das casas, engrossando a massa de poluentes que saturam nossos rios e represas, serão reciclados e utilizados como matéria-prima em outros setores industriais, como na produção de massa para fixação de vidros, solventes para tintas, fertilizantes e fabricação de sabão e detergentes", explicou o diretor da Anhanguera de Santa Bárbara, professor Marcelo Francisco.