Para acessar a sua área você deve escolher:

  • Tenho uma conta Anhanguera Office 365

    Acesse a sua conta utilizando o seu login do Office 365

    ACESSAR MINHA CONTA
  • Ainda não tenho uma conta Anhanguera Office 365

Esqueci minha senha / 1° acesso

Imprensa

< Voltar

31.5.2012

O Profissional de RH como o diferencial para o sucesso das empresas

Em um cenário de extrema competitividade, ser um profissional da área de Recursos Humanos, nunca esteve tão em evidencia como nos tempos atuais.

Em um contexto de forte crescimento econômico que geram enormes perspectivas para o futuro, as empresas começam a entender que mais importante que ter bons profissionais é cuidar desses, e principalmente manter os mesmos para que possam se tornar cada vez mais competitivas no mercado.

O capital intelectual é cada vez mais valorizado nas corporações, seja micro, pequenas ou grandes. Sendo o "profissional chave" para conseguir este sucesso, o Analista em Recursos Humanos, hoje mais conhecido como Gestor de Pessoas.

A responsabilidade do Gestor de Pessoas é de uma grandeza imensurável dentro das empresas. Ele é o responsável pelo bem estar dos colaboradores no ambiente de trabalho, seja realizando um excelente processo seletivo, em que o mesmo deve ter muito bem definido o perfil do candidato para que o mesmo esteja em consonância com a visão e a missão das corporações, como também responsável por gerenciar um RH estratégico.

O RH estratégico hoje é peça fundamental para qualquer empresa que queira obter sucesso em um mercado cada vez mais globalizado e competitivo. As empresas que investem neste tipo de departamento obtém um diferencial perante aquelas que ainda acreditam que o Recursos Humanos é apenas um local onde o colaborador irá queixar-se, ou utilizam o mesmo como apenas um braço do famoso departamento pessoal.

Quando as empresas aliam as habilidades do profissional de RH com a estratégia de manter, desenvolver e principalmente cuidar das pessoas, elas além de passarem a ser admirada pelos colaboradores, também começam a despertar admiração da comunidade externa, tornando-se assim "sonho de consumo" dos futuros colaboradores. Mas, isso nunca será possível sem a figura do Gestor de Recursos Humanos, que deve em primeiro lugar gostar, relacionar e vivenciar as conquistas das pessoas. Depois acreditar que seu papel é de suma importância para que os indicies como os deturnover (rotatividade) seja os menores possíveis, pois seu departamento deve contribuir para a lucratividade das empresas.

A busca constante por melhorias para colaboradores, a formatação de um excelente plano de carreira, a construção de uma cesta de benefícios, o desenvolvimento continuo do colaborador, e principalmente a construção da identidade do colaborador junto a empresa, irá fazer com que o mesmo acredite que ele faz parte da instituição e que a mesma lhe reconhece como peça fundamental do processo. E porque isso é importante? Simples, em um contexto onde estamos tendo um apagão da mão de obra especializada o mais importante hoje é conseguir manter seus talentos e não perder seu capital intelectual para o concorrente.

Em uma empresa onde nos sentimos em "casa" isso irá pesar muito numa possível troca. Aí mais uma vez o profissional de Recursos Humanos tem a sua importância colocada em prova, pois é por meio do sucesso de seu departamento que será possível construir no colaborador este sentimento de lealdade e de bem estar. Em suma as empresas que estão perdendo o seu talento devem olhar para dentro do setor de Recursos Humanos e verificar quais são as praticas que estão sendo usadas.

Houve um tempo que dinheiro era tudo, mas este tempo já passou. Também houve um tempo onde tudo era Departamento Pessoal que também já passou. Hoje o Recurso Humano Estratégico é a base para a construção de qualquer empresa, e a figura responsável diretamente pelo sucesso da empresa é o profissional de RH.

Filtro de Releases

Fale com a Assessoria

E-mail de contato:

Agência ideal

  • Fernanda Vigna

    (11) 4873-7649

    (11) 99649-5997

  • Thaís de Araújo

    (11) 4873-7633

    (11) 99137-0064

Alfapress Comunicação

  • Coordenação Fernanda Blotta

    (19) 2136-3500

    (19) 99648-5738

  • Atendimento Institucional Marcela Feriani

    (19) 2136-3500

    (19) 99936-3972

Atendimento Regional