5.4.2012

Alunos da Anhanguera de Passo Fundo realizam declaração de IR gratuitamente

Para tirar dúvidas e orientar como proceder com a declaração do imposto de renda, o Núcleo de Apoio Contábil Fiscal (NAF) da Faculdade Anhanguera de Passo Fundo, realiza durante o mês de abril atendimento gratuito aos contribuintes que precisam declarar, mas não têm condições de recorrer a uma empresa de contabilidade. A declaração é obrigatória aos contribuintes que tenham recebido durante o ano de 2011, rendimentos tributáveis acima de R$ 23.499,15. O serviço de orientação do NAF será prestado duas vezes por semana, até o dia 27 deste mês, na unidade que fica instalada à Rua Paissandu, 1200, Centro.

Os interessados devem levar os seguintes documentos: declaração do imposto de renda do ano anterior; informe de rendimentos (assalariado, autônomo, aluguéis) no calendário 2011 do titular e dos dependentes; extratos bancários consolidados do titular e dos dependentes; documentos pessoais do titular e dependentes (RG, CPF, Título de Eleitor e comprovante de endereço); e comprovantes de despesas do titular e dos dependentes (médicas e de instrução).

O prazo para entrega da declaração termina no próximo dia 30 de abril. A não entrega ou atraso do contribuinte poderá acarretar em multa mínima de R$ 165,74 e a máxima equivalente a 20% do imposto devido. Desde o ano passado não existe mais a entrega em formulário, apenas pelo programa da Receita Federal na internet ou via disquete entregue nas Agências da Caixa Econômica ou Banco do Brasil.

Para o coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Juliano André Pavan, a ação promove a responsabilidade social da instituição e capacita os alunos. "Para o aluno essa oportunidade é uma experiência prática única, que passa segurança, motivação, e a certeza da escolha da sua profissão", explica ele, acrescentando que os alunos fazem em média 50 declarações por ano.

Sobre o Núcleo de Apoio Contábil Fiscal

Formado pelos alunos do curso de Ciências Contábeis, o NAF é um núcleo sem fins lucrativos criado com o objetivo de oferecer, gratuitamente, serviços contábeis e fiscais para comunidade de baixa renda. Dentre os serviços estão: geração e transmissão de declaração de imposto de renda, consulta e emissão da situação cadastral e fiscal, emissão da 2ª via do CPF, emissão de certidão negativa de débitos, abertura de MEI (Micro Empreendedor Individual), entre outros.