Para acessar a sua área você deve escolher:

  • Tenho uma conta Anhanguera Office 365

    Acesse a sua conta utilizando o seu login do Office 365

    ACESSAR MINHA CONTA
  • Ainda não tenho uma conta Anhanguera Office 365

Esqueci minha senha / 1° acesso

Imprensa

< Voltar

23.5.2011

Faculdade Santa Teresinha e sindicato dos professores promovem oficina de voz gratuita

Atenta as necessidades dos professores em cuidar bem da voz evitando doenças e possíveis transtornos à saúde e da importância dessa ferramenta no convívio social, familiar e profissional, a Faculdade Santa Terezinha, mantida pela Anhanguera Educacional, firmou uma parceria com o Sindicato de Professores de Escolas Particulares (Sinproep/DF) para realizar a partir do dia 4 de junho, Oficina de Voz voltada especialmente para professores.

Sempre aos sábados, das 10h às 11h30, nas dependências da Faculdade Santa Terezinha, as oficinas serão realizadas até o dia 25 de junho e a programação terá enfoque na orientação e boas práticas de saúde. As vagas são limitadas a 60 participantes.

Prevenção

Devido ao seu uso constante nas aulas e a correria do dia a dia, os professores acabam não encontrando tempo para a prevenção e o cuidado com a voz. "A voz é uma ferramenta de ensino, conhecimento, autoridade, mas também de afeto e faz parte do processo de interação entre professor e aluno. Ela transmite sentimentos e dependendo do seu estado quebra o intercâmbio entre as partes", explica a fonoaudióloga e coordenadora da pós-graduação da Anhanguera, professora Roberta Diacuir Zeni.

Roberta que também é responsável em ministrar a oficina dá algumas dicas de boas práticas do uso da voz. "É recomendável não gritar, cochichar, pigarrear ou tossir à toa; evitar forçar a voz, principalmente quando gripado; evitar fumar, consumir álcool em excesso, praticar exercícios físicos falando; evitar falar em demasia em ambiente de fumantes, em ambientes barulhentos ou abertos", explica.
A especialista ainda reforça a prática de exercícios que podem prevenir alterações vocais e alguns cuidados que ajudam a preservar a voz: articular bem as palavras, falar pausadamente, descansar a voz (fazer momentos de repouso vocal), ingerir muito líquido em temperatura ambiente (1 a 2 litros/dia) e cuidar da saúde geral (sono, alimentação, atividades anti-stress). Ao menor sinal de desconforto a fonoaudióloga recomenda procurar um especialista para iniciar um tratamento específico ao caso.
Inscrições

Interessados em participar da oficina de voz podem se inscrever pelo telefone da Faculdade (61) 3354-4650, nas dependências da instituição ou pelo e-mail roberta.diacuir@unianhanguera.edu.br. A instituição está localizada na QI 20 lotes 1 a 25, Taguatinga Norte. A inscrição é gratuita e as vagas são limitadas.


Serviço:

Faculdade Santa Terezinha realiza Oficina da Voz em parceria com o Sindicato de Professores de Escolas Particulares (Sinproep/DF)

Dias: 4, 11, 18 e 25 de junho
Inscrições gratuitas e mais informações: pelo telefone (61) 3354-4650 ou pelo e-mail roberta.diacuir@unianhanguera.edu.br.

Local: Auditório da Faculdade Santa Terezinha, localizada na QI 20 lotes 1 a 25, Taguatinga Norte
Hora: das 10h às 11h30


Sobre a Anhanguera Educacional Participações S.A.
A Anhanguera Educacional Participações S.A é o maior grupo educacional da América Latina em número de alunos e em valor de mercado. Alinhada à nova fase de desenvolvimento do Brasil, a Instituição oferece ao jovem trabalhador conveniência e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e formação profissional, contribuindo com o projeto de vida dos alunos de crescimento e ascensão profissional. A companhia é líder no uso de novas tecnologias e está presente em todos os estados brasileiros, com 55 câmpus e mais de 500 unidades de educação a distância, incluindo a Rede LFG, maior especialista na preparação e qualificação de profissionais para atuar com excelência no setor público. Reconhecida pelas melhores práticas de governança corporativa, ingressou na BM&FBovespa em março de 2007 e, atualmente, integra o Novo Mercado.

Alfapress Comunicações
Erika Meneses - (61) 9815 7719
Alex Mattiuzzo - (19) 9648-5738
Central de Atendimento aos Jornalistas
Fone: (19) 2136-3518
Pabx: (19) 2136-3500
alfapress@alfapress.com.br

Dados
Pesquisa sobre Trabalho e Saúde dos Professores da Rede Pública do Distrito Federal encomendada, em 2008, pelo Sindicato dos Professores (Sinpro/DF) ao Laboratório de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho da Universidade de Brasília (UNB). O trabalho apontou ainda que um em cada três docentes afirmou ter alguma doença ocupacional. Laringite e nódulos nas pregas vocais são os distúrbios mais comuns.
Na análise, os 1.456 professores puderam avaliar questões relacionadas à organização, reconhecimento, comunicação, danos e condições do ambiente de trabalho. Os danos físicos - dores no corpo e distúrbios biológicos - foram apontados por 33% de profissionais que afirmaram sofrer com doenças ocupacionais. Desses, 13% com problemas de fenda e 15% com calos nas pregas vocais.


Filtro de Releases

Fale com a Assessoria

E-mail de contato:

Agência ideal

  • Fernanda Vigna

    (11) 4873-7649

    (11) 99649-5997

  • Thaís de Araújo

    (11) 4873-7633

    (11) 99137-0064

Alfapress Comunicação

  • Coordenação Fernanda Blotta

    (19) 2136-3500

    (19) 99648-5738

  • Atendimento Institucional Marcela Feriani

    (19) 2136-3500

    (19) 99936-3972

Atendimento Regional