Para acessar a sua área você deve escolher:

  • Tenho uma conta Anhanguera Office 365

    Acesse a sua conta utilizando o seu login do Office 365

    ACESSAR MINHA CONTA
  • Ainda não tenho uma conta Anhanguera Office 365

Esqueci minha senha / 1° acesso

Imprensa

< Voltar

31.5.2012

Acadêmicos da Anhanguera aprendem Libras e dão exemplo de cidadania e inclusão social

Os acadêmicos dos cursos de Ciência da Computação e Administração da Faculdade Anhanguera de Rondonópolis estão dando um verdadeiro exemplo de cidadania e inclusão social. Prova disso é o aprendizado da linguagem de Libras para interagir com colegas de turma com deficiência auditiva, cinco no total. O curso é realizado uma vez na semana durante todo o semestre, na própria Instituição.

De acordo com o diretor da Anhanguera de Rondonópolis, professor Leandro Cerutti, essa é a primeira iniciativa dos alunos realizada na Faculdade, que já oferecia intérprete para um aluno com deficiência auditiva e também materiais com conteúdo em braile e programas de computadores específicos para deficientes visuais. "Inclusive temos um acadêmico com baixa visão, que está no penúltimo semestre do curso de Direito, e já passou pelas duas fases do exame da Ordem dos Advogados do Brasil", orgulha-se o diretor.

Para o coordenador do curso de Administração da Anhanguera, professor Ezequiel Augusto Xavier, com a inclusão de alunos com deficiência auditiva, os demais acadêmicos se motivaram a aprender Libras. "Um dos intérpretes se dispôs voluntariamente para oferecer o curso de formação, para facilitar o processo de comunicação na sala de aula".

Já o coordenador dos Cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação, professor Daniel Domingo Alves, ressalta que ensinar Libras para os alunos interessados possibilita que o estudante com deficiência auditiva possa interagir nas aulas e todos o compreendam, assim como os demais também possam se comunicar melhor com ele.

Pablo Leon dos Santos Franca, que tem deficiência auditiva, considera muito positiva a iniciativa dos colegas "Gostei muito dos meus colegas aprenderem Libras, porque assim podemos nos comunicar melhor durante as aulas e fora delas. Isso facilita nas atividades extraclasse", explica.

Ele também destaca a importância do intérprete durante as aulas. "Por meio dele compreendo o que é dito pelo professor e também posso ser compreendido por eles (professores), de modo rápido e dinâmico", comemora.

A Faculdade possui dois intérpretes de Libras, que acompanham os alunos com deficiência auditiva durante todas as aulas. O curso de Libras já foi oferecido aos funcionários da Instituição e a ideia é que novos funcionários ainda possam participar.

Filtro de Releases

Fale com a Assessoria

E-mail de contato:

Agência ideal

  • Fernanda Vigna

    (11) 4873-7649

    (11) 99649-5997

  • Thaís de Araújo

    (11) 4873-7633

    (11) 99137-0064

Alfapress Comunicação

  • Coordenação Fernanda Blotta

    (19) 2136-3500

    (19) 99648-5738

  • Atendimento Institucional Marcela Feriani

    (19) 2136-3500

    (19) 99936-3972

Atendimento Regional