3.12.2012

9ª edição da Guerra de Robôs da Anhanguera Torricelli define campeões

A 9ª edição da Guerra de Robôs da Anhanguera Torricelli, com o tema "A Vingança das Máquinas", terminou na noite desta quinta-feira, dia 29, com a disputa acirrada das equipes formadas por alunos do período noturno dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia de Automação e Controle, Engenharia de Produção e Tecnologia em Automação Industrial a partir de robôs criados por eles para competirem entre si. Foram definidas as melhores equipes nas categorias Sumô peso leve (até 6 kg), Sumô peso médio (até 8 kg), Sumô peso pesado (até 12 kg), robô segue-faixa analógico (speed racer) e segue-faixa microcontrolado (estrategista). O robô que tirasse o outro do tatame no tempo de um minuto seria o vencedor. Em caso de empate venceu o de menor peso. As equipes vencedoras receberam troféus entregues pela diretora da Anhanguera Torricelli, professora Elizete Soares. Os resultados foram: Categoria segue faixa analógico Speed Racer: 1 lugar: Equipe Jeta, 2 Lugar: Equipe Kazu, 3 Lugar: Equipe Grupo das Meninas, 4 lugar: Equipe Nóis Capota Mas Não Breca. Categoria segue faixa Microcontrolado: 1 lugar: Equipe Nóis e Boy, 2 lugar: Equipe Anônimo, 3 lugar: Equipe Herby; 4 lugar: Equipe R2. Categoria Robô Sumô com fio Peso Leve: 1 lugar: Equipe Judô; 2 lugar: Equipe Exterminador, 3 lugar: Equipe Vetor, 4 lugar: Equipe Otimus Prime. Categoria Robô Sumô com fio Peso Médio: 1 lugar: Equipe Spartacus, 2 lugar: Equipe AC/ DC, 3 lugar: Equipe Charada, 4 lugar: Equipe Pilleggi. Categoria Robô Sumô sem fio Peso Pesado: 1 lugar: Equipe Nobre, 2 lugar: Equipe 300, 3 lugar: Equipe Geritech, 4 lugar: Equipe Kazu. Já a disputa entre as turmas de Engenharia do período matutino na categoria sumô pelo leve (até 6 kg) foi definida na manhã desta quarta-feira. Venceu o robô da equipe Black Hawk, composta por seis alunos do 2 semestre de Engenharia Elétrica. Também foram classificadas as equipes Blue Dragon em 2 lugar, e equipe Red Bull em 3 . Competiram na categoria sumô peso leve oito equipes, composta por cinco rounds de um minuto cada. A decisão aconteceu com a disputa acirrada entre as equipes Blue Dragon e Black Hawk, com o resultado de 3 rounds a 2. Kener de Oliveira Branco, 18 anos, está no 2 semestre de Engenharia Elétrica e é integrante da equipe vencedora Black Hawk e participa pela segunda vez da Guerra. "A competição incentiva o aprendizado e nos instiga a colocar em prática o que aprendemos em sala de aula", afirma. O robô da equipe possui dois motores de corrente contínua e bateria de carro de 45 amperes e foi criado no primeiro semestre deste ano, quando disputaram a 8ª edição do evento, mas conseguiram apenas o 4 lugar devido a um problema na engrenagem do motor. "Ao longo do ano pudemos aprimorar nosso robô e aprender com os nossos erros, alcançando assim a vitória, o que nos deixou muito felizes", finaliza o estudante. Para animar ainda mais a competição em clima de Guerra, o coordenador do curso de Engenharia Elétrica da Anhanguera Torricelli, professor Wagner Marques Rossini, faz a abertura das competições vestido de personagens famosos a cada ano. Nesta edição, o professor se caracterizou do robô Bumblebee, personagem carismático do filme Transformes. Na edição anterior, o professor vestiu-se de Darth Vader, principal vilão da série Star Wars. "É a competição mais esperada pelos alunos, pois o evento incentiva o uso do conhecimento teórico e criatividade na construção de máquinas modernas e tecnológicas, além de promover uma competição saudável entre os estudantes. Por isso, todo ano invento algo novo e os alunos já esperam ansiosos, o que incentiva ainda mais a participação de todos a entrar no clima da competição", explica o professor.