Para acessar a sua área você deve escolher:

  • Tenho uma conta Anhanguera Office 365

    Acesse a sua conta utilizando o seu login do Office 365

    ACESSAR MINHA CONTA
  • Ainda não tenho uma conta Anhanguera Office 365

Esqueci minha senha / 1° acesso

Imprensa

< Voltar

9.4.2012

Evento na Faculdade Anhanguera marca o Dia Mundial da Doença de Parkinson

Na próxima quarta-feira (11), Dia Mundial da Doença de Parkinson, a Faculdade Anhanguera de Piracicaba promoverá um evento com palestra, exposição, atividades lúdicas, música e, principalmente, informações sobre esta doença, que apenas no Brasil tem mais de 200 mil portadores, segundo dados do Ministério da Saúde. Toda a programação é gratuita e aberta ao público. O encontro, organizado pelo curso de Fisioterapia, será realizado no Anfiteatro da Anhanguera, das 15h às 18h.

"É preciso conhecer e principalmente reconhecer a Doença de Parkinson, pois só dessa maneira é possível a realização de um tratamento precoce e eficaz. Além de marcar a data, nosso objetivo é mostrar que os parkinsonianos podem ter uma vida mais ativa e independente, sem preconceitos", explica a professora Maria Thereza Munhoz Severi, coordenadora do curso e supervisora da Clínica de Fisioterapia da Anhanguera de Piracicaba.

O evento na Anhanguera também contará com apresentações do coral da Associação de Parkinson de Piracicaba, atividades lúdicas simulando ações do dia-a-dia e uma palestra com a dermatologista Dra. Ceres Regina Domingues Franco, que abordará o tema superação. Trabalhos feitos de óleo sobre papel do artista plástico João Bonetti, que tem a doença de Parkinson, também estarão expostos na faculdade. Dezenas de senhores e senhoras do Lar dos Velhinhos e do Lar Betel, que são atendidos gratuitamente pelo curso de Fisioterapia da Anhanguera, já confirmaram presença no evento.

Doença de Parkinson

É uma perturbação degenerativa progressiva do sistema nervoso, sem causa conhecida, caracterizada pelo tremor em repouso, a lentidão na iniciação de movimentos e rigidez muscular. Segundo a organização Mundial da Saúde (OMS), 1% da população com mais de 65 anos tem a doença. São pelo menos quatro milhões de portadores no mundo e a estimativa é que esse número dobre até 2040, em decorrência do aumento da expectativa de vida da população.

Fisioterapia

Embora a terapia farmacológica seja base do tratamento, a fisioterapia também é muito importante, ela diminui a progressão e os sintomas da doença. A fisioterapia envolve os pacientes em seu próprio atendimento, promove o exercício, mantém ativos os músculos e preserva a mobilidade.
A Clínica Escola de Fisioterapia da Anhanguera de Piracicaba, localizada na própria faculdade, realiza atendimentos gratuitos, inclusive em instituições. Para ser atendido, o paciente precisa agendar um horário já com o encaminhamento médico em mãos. A triagem é realiza na própria Clínica, que funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. Mais informações pelo telefone (19) 3428-1237 - ramal 44.




Filtro de Releases

Fale com a Assessoria

E-mail de contato:

Agência ideal

  • Fernanda Vigna

    (11) 4873-7649

    (11) 99649-5997

  • Thaís de Araújo

    (11) 4873-7633

    (11) 99137-0064

Alfapress Comunicação

  • Coordenação Fernanda Blotta

    (19) 2136-3500

    (19) 99648-5738

  • Atendimento Institucional Marcela Feriani

    (19) 2136-3500

    (19) 99936-3972

Atendimento Regional