Para acessar a sua área você deve escolher:

  • Tenho uma conta Anhanguera Office 365

    Acesse a sua conta utilizando o seu login do Office 365

    ACESSAR MINHA CONTA
  • Ainda não tenho uma conta Anhanguera Office 365

Esqueci minha senha / 1° acesso

Imprensa

< Voltar

30.11.2010

Estudante de Leme vence Congresso Nacional em São Paulo

A estudante Tatiana Ranieri, do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Anhanguera - Leme foi a vencedora do maior Congresso de Iniciação Científica do País, o Conic 2010, na área de Ciências Biológicas e Saúde, com o trabalho ’Perfil microbiológico de diferentes protocolos de antissepsia utilizados em cirurgias de pequenos animais’.

Este já é o segundo ano em que Tatiana participa do Programa de Iniciação Científica (PIC) da Anhanguera e do Conic. De acordo com a estudante, a dedicação tem que ser grande. "Entre o levantamento bibliográfico, a separação dos animais, as colheitas de material, o processamento das amostras e a estatística foram cerca de oito meses. Mas os benefícios são tantos, que compensa cada minuto", conta Tatiana.

A coordenadora do Curso de Medicina Veterinária e orientadora do projeto, professora Karina Medici Madureira, concorda. "O aluno tem que ter muito comprometimento. Mas os benefícios realmente são grandes: ele aprende a escrever artigo científico, terá mais facilidades na execução de pesquisas, como mestrados ou outras pós-graduacões, tem destaque no currículo e tem um maior aprofundamento do conhecimento na área", explica Karina.

De acordo com a professora, o incentivo sempre existiu na Anhanguera. "No ano passado, tivemos dois alunos entre os 10 melhores neste mesmo congresso. Este ano, além da Tatiana, outra aluna ficou de novo entre os 10 primeiros. É motivador para mim, saber que vou continuar e ver o número de interessados em participar dobrando a cada ano", comemora.

Enquanto festeja a conquista, Tatiana, que tem intenção de seguir carreira acadêmica, já se prepara para o PIC do ano que vem. "Eu já enviei um novo projeto sobre trangênicos e me sinto segura para desenvolvê-lo porque sei que terei o apoio da professora Karina que é sempre muito empolgada e super presente", comenta.

Conic

O Congresso Nacional e Internacional de Iniciação Científica (Conic) é promovido pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp). Em sua décima edição, concorreram mais de 1.200 trabalhos vindos de 18 Estados.

O Conic tem o objetivo de identificar talentos e estimular a produção de conteúdo científico com potencial para a transformação da realidade, através do exercício da criatividade e do conhecimento adquirido. O Congresso apoia o desenvolvimento intelectual contínuo dos alunos do Ensino Superior, incentivando a pesquisa, a arte e cultura e facilitando seu contato com o que há de novo no mercado, ao mesmo tempo em que promove visibilidade e valor aos trabalhos apresentados.

Produção científica

A Anhanguera incentiva e investe na produção científica de seus alunos. A Vice-Presidência de Programas Institucionais, por meio do Instituto de Pesquisas Aplicadas e Desenvolvimento Educacional (IPADE), tem a função de congregar professores, pesquisadores e outros docentes que exercem funções de pesquisa, de extensão com produção científica ou de orientação discente. O IPADE também coordena programas e projetos de pesquisas aplicadas e de iniciação científica, além de supervisionar a produção científica e intelectual do corpo docente e discente de professores convidados, para fins de publicação em revistas internas ou externas.

De acordo com a vice-presidente de Programas Institucionais da Anhanguera, professora Maria Elisa Ehrhardt Carbonari, a produção científica dos alunos, orientada por professores qualificados, pode garantir o pleno e adequado aprendizado do corpo discente. "A aprendizagem significativa é alcançada quando os estudantes internalizam os conhecimentos e desenvolvem habilidades e competências necessárias para o bom desempenho de suas atividades profissionais", conclui a professora.

Alfapress Comunicações
Suzana Amyuni - (19) 9794-7787
Alex Mattiuzzo - (19) 9648-5738
Central de Atendimento aos Jornalistas
Fone: (19) 2136-3505
Pabx: (19) 2136-3500
alfapress@alfapress.com.br

Filtro de Releases

Fale com a Assessoria

E-mail de contato:

Agência ideal

  • Fernanda Vigna

    (11) 4873-7649

    (11) 99649-5997

  • Thaís de Araújo

    (11) 4873-7633

    (11) 99137-0064

Alfapress Comunicação

  • Coordenação Fernanda Blotta

    (19) 2136-3500

    (19) 99648-5738

  • Atendimento Institucional Marcela Feriani

    (19) 2136-3500

    (19) 99936-3972

Atendimento Regional