Para acessar a sua área você deve escolher:

  • Tenho uma conta Anhanguera Office 365

    Acesse a sua conta utilizando o seu login do Office 365

    ACESSAR MINHA CONTA
  • Ainda não tenho uma conta Anhanguera Office 365

Esqueci minha senha / 1° acesso

Imprensa

< Voltar

11.4.2012

Educação a distância

São Paulo, 11 de abril de 2012 - Líder no uso de recursos tecnológicos na educação, a Anhanguera Educacional acaba de firmar uma parceria com a Samba Tech, especializada em soluções para vídeos online. O acordo contribuirá para que a Instituição amplie a sua atuação na área de educação a distância, com a disponibilização das aulas de graduação na internet, além das teleaulas já transmitidas para todos os cursos de graduação, especialização e extensão nos mais de 500 polos de ensino do grupo, localizados em todo o território nacional.

Na prática, as aulas realizadas nos polos de ensino são gravadas, exibidas nos polos de apoio presencial e, posteriormente, disponibilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para que o estudante possa ter acesso ao conteúdo, de qualquer computador conectado à internet. Simultaneamente ao vídeo, o aluno acompanha uma apresentação com slides com as informações sobre a aula na mesma tela. Como o conteúdo gravado fica disponível no AVA, a aula pode ser acessada a qualquer momento, ou seja, se o estudante perder um dia de estudo consegue ter acesso ao material lecionado depois.

Já os alunos da pós-graduação podem assistir as aulas ao vivo via internet de onde quiserem, com a possibilidade de interagir com colegas e professores via chat, além de enviar perguntas que são respondidas pelos professores em tempo real.

Com a integração da solução oferecida pela Samba Tech ao AVA - processo em desenvolvimento, atualmente- é possível entregar os vídeos com escala e segurança. A plataforma desenvolvida pela empresa facilita a gestão, potencializa o alcance dos conteúdos e permite a mensuração do consumo dos vídeos por parte dos estudantes.

O investimento está alinhado ao objetivo da Anhanguera de contribuir para a expansão do ensino superior em território nacional. "O conteúdo em vídeo está ganhando cada vez mais importância nos modelos pedagógicos. Queremos disponibilizar as aulas para o aluno acessar em qualquer computador conectado à internet, independente de onde ele esteja", afirma Luciano Possani, Diretor Executivo de Tecnologia da Anhanguera, que é o maior grupo educacional da América Latina e o segundo maior do mundo.

A parceria também marca a entrada da Samba Tech no mercado de Ensino a Distância. "Sem dúvidas, esta área só tende a crescer e a utilização dos vídeos online é algo que traz benefícios às instituições e principalmente aos alunos", comemora Gustavo Caetano, CEO da Samba Tech.


Educação a Distância
Com o objetivo de aprimorar cada vez mais o sistema de transmissão das aulas de Educação a Distância, a Anhanguera investe fortemente na consolidação de sua plataforma tecnológica e de multimídia. Um dos destaques do parque tecnológico da Instituição é a capacidade de transmissão de conteúdo da grade curricular para os mais de 400 mil alunos dos cursos livres, de graduação, pós-graduação, extensão, por até 50 canais de satélite, simultaneamente, 24 horas por dia. Isso equivale à transmissão de até 1.200 horas diárias de conteúdo educativo ou 36 mil horas por mês, capacidade semelhante a de algumas companhias de mídia.

A modernização desta plataforma inclui ainda a criação de um Centro de Mídia Digital com sistema avançado de armazenamento e edição de vídeo em alta definição. A ferramenta possibilita acesso local e remoto ao acervo, além de movimentação automatizada dos arquivos de vídeo para plataformas de distribuição via satélite e internet, o que permite otimizar o fluxo de trabalho e traz agilidade na exibição do material didático. Estúdios com câmaras robotizadas de última geração garantem a capacidade de captar imagens em alta definição.
E para estimular a interação entre alunos e professores para além dos limites da sala de aula, há cerca de um ano, a Anhanguera integrou a plataforma colaborativa Google Apps for Business. Entre os principais benefícios desta ferramenta, estão a criação de uma conta de e-mail com capacidade de armazenamento de 25 GB e a criação de sites, que permitem aos estudantes hospedar e compartilhar conteúdos, como trabalhos, provas, textos complementares, reportagens da imprensa, vídeos e audiocasts. Também é possível acessar ferramentas de comunicação instantânea, criar grupos e comunidades de interesses, bem como ministrarem ou assistirem aulas via Web e até por dispositivos móveis. Outra vantagem é que todos os envolvidos podem ter acesso ao calendário de eventos da instituição, datas de provas, divulgação de notas e boletos de mensalidade. Dessa forma, os estudantes podem trocar informações e conteúdos com colegas de classe e com os docentes, independente de estarem fisicamente presentes na unidade.

Tecnologia e Educação
O Diretor de Educação a Distância (EAD) da Anhanguera Educacional, José Manuel Moran, lembra que o uso da tecnologia na educação é uma tendência mundial. "Oferecemos ao nosso aluno a oportunidade de acesso às aulas no momento e local que lhe forem mais adequados. A educação a distância estimula o autodesenvolvimento, autoaprendizado, colaboração, proatividade, organização, flexibilidade e outras habilidades fundamentais para que este estudante se destaque no mercado de trabalho", afirma José Manuel Moran, diretor de Educação a Distância da Anhanguera Educacional.

Outro fator positivo é a transformação provocada no modelo educacional e nas relações convencionais entre professores e alunos pela aplicação da tecnologia no ensino presencial e a distância. "Assim como o aluno sai da zona de conforto e troca a postura receptiva pelo papel de agente, o professor torna-se mais aberto e assume o papel de orientador dos estudantes, no lugar de só transmissor de informações", comenta Moran. O diretor comenta que o uso da tecnologia na educação permite às instituições de ensino trabalhar com a linguagem das novas gerações, provenientes da sociedade tecnológica e digital.

Filtro de Releases

Fale com a Assessoria

E-mail de contato:

Agência ideal

  • Fernanda Vigna

    (11) 4873-7649

    (11) 99649-5997

  • Thaís de Araújo

    (11) 4873-7633

    (11) 99137-0064

Alfapress Comunicação

  • Coordenação Fernanda Blotta

    (19) 2136-3500

    (19) 99648-5738

  • Atendimento Institucional Marcela Feriani

    (19) 2136-3500

    (19) 99936-3972

Atendimento Regional