Para acessar a sua área você deve escolher:

  • Tenho uma conta Anhanguera Office 365

    Acesse a sua conta utilizando o seu login do Office 365

    ACESSAR MINHA CONTA
  • Ainda não tenho uma conta Anhanguera Office 365

Esqueci minha senha / 1° acesso

Imprensa

< Voltar

2.12.2011

Anhanguera de Valinhos comemora excelente desempenho no maior congresso nacional de iniciação científica

Os estudantes Almir Rogério Lima, Antonio Carlos Pires e Rafael Canale Bassan, alunos do 8 semestre do curso de Ciência da Computação da Faculdade Anhanguera de Valinhos, estão entre os 15 alunos da unidade que tiveram seus trabalhos expostos no 11 Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC 2011), realizado nos últimos dias 18 e 19 na Universidade Santa Cecília (Unisanta), em Santos (SP). O evento, organizado pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (SEMESP), contou com 1.489 projetos aprovados e a participação de 2.600 alunos pesquisadores de todas as regiões do Brasil.

No caso dos alunos Almir, Antonio e Rafael, o tema do trabalho estudado foi "Interface para acesso ao computador e controle residencial voltada a pessoas com tetraplegia". Os estudantes foram orientados pelo professores Ivair Teixeira e Janaina Arantes. O projeto conquistou o 2 lugar no Ranking dos 10 melhores trabalhos.

"É muito gratificante participar de um congresso como o CONIC e melhor ainda ficar em uma boa colocação. Recomendo que todo estudante participe de projetos de iniciação científica. Estou muito feliz e ciente que a conquista foi o resultado de um ano todo de trabalho e apoio dos meus professores. Acredito que esse prêmio possa me ajudar profissionalmente também", disse Almir.

Dentre os sete trabalhos da Faculdade Anhanguera de Valinhos que participaram outros dois também foram classificados na lista dos 10 melhores projetos apresentados no CONIC 2011, são eles: "Dispositivo sensível à inclinação aplicado ao controle da locomoção de cadeira de rodas elétrica para pessoas com tetraplegia", dos alunos Cristiano Alex S. Gimenes, Kariny Escocio S. Portela e Marcelo Eduardo Lovizaro, que conquistaram o 5 lugar. Já em nona colocação ficou o projeto dos estudantes João Carlos Ferreira e Ivan Max Behne, sob o tema "Placa didática para a disciplina de microcontroladores".

Para o diretor da Anhanguera de Valinhos, professor Ricardo Veronesi, a aprovação dos projetos elaborados pelos alunos é o resultado do trabalho e de acompanhamento realizado pelas professoras da Instituição, aliado ao esforço dos estudantes que se interessaram pela pesquisa. "A Anhanguera tem investido e estimulado as pesquisas científicas, que são relevantes para a vida dos alunos. Essa conquista só comprova a evolução e a importância do Programa de Iniciação Científica (PIC) da instituição", explica.

Os projetos inscritos no CONIC foram avaliados dentro das etapas do PIC da Anhanguera. O Instituto de Pesquisas Aplicadas e Desenvolvimento Educacional (IPADE) fez a inscrição de 295 projetos, dos quais 220 foram aprovados pela organização do congresso. "Estas avaliações seguem o modelo de revistas científicas, nas quais um trabalho é avaliado por especialistas das áreas em modo blind review, ou seja, autores e avaliadores permanecem incógnitos, propiciando a justa avaliação dos artigos com vistas ao melhoramento geral dos trabalhos", explica o Professor Marcelo Augusto Cicogna, diretor do IPADE.

Para o IPADE, o objetivo principal é proporcionar ao maior número possível de alunos a experiência de participação num evento científico, cuidando da qualidade dos trabalhos e da relação de causa e efeito entre resultados e a dedicação dos alunos. "Estes dois dias de CONIC determinam momentos nos quais os alunos apresentam testemunhos pessoais sobre o valor da experiência e do reconhecimento de suas dedicações ao desenvolvimento dos projetos. O Programa de Iniciação Científica é uma prova incontestável de que na Anhanguera o esforço do aluno ganha força e é reconhecido nacionalmente", ressalta o diretor do instituto.

Conic


Realizado pelo SEMESP desde 2001, o Congresso Nacional de Iniciação Científica é uma grande oportunidade para o intercâmbio de informações e a convivência entre estudantes de graduação e professores de instituições de Ensino Superior públicas e privadas. O evento, apontado como um dos mais conceituados do país, estimula o interesse dos alunos pela pesquisa e pela inovação, e amplia a qualificação dos universitários para ingresso nos programas de pós-graduação e no mercado de trabalho.

Conforme a organização do evento, o objetivo é despertar a vocação para os campos das ciências e carreiras tecnológicas, incentivando talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante a participação em projetos de iniciação científica, bem como promover o interesse pela pesquisa no campo da Ciência e da Tecnologia, visando assegurar o contínuo desenvolvimento das capacidades instaladas no país.


Filtro de Releases

Fale com a Assessoria

E-mail de contato:

Agência ideal

  • Fernanda Vigna

    (11) 4873-7649

    (11) 99649-5997

  • Thaís de Araújo

    (11) 4873-7633

    (11) 99137-0064

Alfapress Comunicação

  • Coordenação Fernanda Blotta

    (19) 2136-3500

    (19) 99648-5738

  • Atendimento Institucional Marcela Feriani

    (19) 2136-3500

    (19) 99936-3972

Atendimento Regional