6.2.2013

Projeto de alunas da Anhanguera UNIBAN é aprovado em Congresso Internacional de Odontologia

Três alunas do 1 semestre do curso de Odontologia da Anhanguera UNIBAN Maria Cândida apresentaram seu projeto no CIOSP 2013 - 1 Congresso Interdisciplinar de Odontologia organizado pela Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas (APCD) realizado em São Paulo de 31 de janeiro a 03 de fevereiro. O trabalho exposto no maior evento de Odontologia da América Latina foi orientado pelo professor Dr. Tarley Pessoa de Barros, coordenador de pós-graduação em Cirurgia e Traumatologia Facial, que acompanhou todo o processo. Com o título "A visualização eletroluminescente do nervo trigêmeo, melhorando o índice de sucesso na anestesia odontológica", o projeto das alunas Ligia Maria Lopes de Oliveira Hayasaki, 33 anos, Mickaelle Araujo Saraiva, 23, e Taciana Garcia, 24, foi baseado em uma das grandes preocupações no tratamento odontológico: a ansiedade no momento das anestesias, ferramenta fundamental para realização de procedimentos que evita o risco de emergências médicas e dores nos pacientes. O trabalho desenvolvido pelas alunas trata-se de um sistema luminoso chamado "lightflex" (luz flexível), uma revolução em iluminação que, por sua variedade de cores, faz dele um produto "eye catcher" (coletor do olho em português) que permite a visualização rápida e completa do ramo nervoso e seus pontos de punção, permitindo ao profissional entender como e onde deve realizar as técnicas anestésicas de forma a facilitar o trabalho do cirurgião dentista e propiciar mais conforto ao paciente. "Foi uma honra ter um trabalho das alunas de segundo semestre selecionado para apresentação no maior Congresso de Odontologia, pois isso mostra a importância e o reconhecimento pelo trabalho que vem sendo realizado em nossa universidade. Desta forma continuamos entre os melhores cursos de Odontologia do País", comemora o professor Tarley de Barros. A aluna Ligia Hayasaki, que trabalha como instrumentadora cirúrgica de implantes odontológicos aprovou a experiência. "Foi tudo novo e muito válido, ainda mais por termos apresentado entre tantos trabalhos de vários estados do País, o que foi muito gratificante para agregar conhecimento e valor ao nosso currículo antes mesmo que isso seja exigido no mercado de trabalho", afirma. "O mais importante foi a indicação e a orientação do professor, além da realização do projeto. Pretendemos ainda complementar o trabalho com os conhecimentos que vamos adquirir ao longo do curso de Odontologia e participar do Congresso novamente no ano que vem", completa a estudante. O Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo promovido pela Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD) conta com a presença das principais empresas do segmento odontológico de mais de 20 países. As empresas apresentam e lançam novos produtos e serviços, aliando tecnologia e desenvolvimento. Neste ano o evento fechou o balanço com um público 15,84% superior ao esperado para o evento: 92.678 mil pessoas. A novidade foi a grade científica, cujo foco foram as especialidade odontológicas agrupadas em dez módulos científicos, totalizando 140 cursos. A próxima edição do CIOSP já tem data marcada para 30 de janeiro a 02 de fevereiro de 2014, no Expo Center Norte.

• Coordenação Daniela Trolesi Martins