24.5.2012

Alunos de turismo da Anhanguera vivenciam cotidiano da profissão em viagem pedagógica

Vivenciar a profissão na prática ainda durante a universidade é um dos mais importantes aspectos para a formação de bons profissionais. E foi exatamente isso que cerca de 60 alunos do curso de Turismo da Faculdade Anhanguera de São Paulo - unidade Brigadeiro realizaram no último fim de semana na cidade de São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo.

A viagem pedagógica foi organizada pelos alunos do 4 e do 5 semestres do curso para os colegas do 1 , 2 e 3 semestres dentro da disciplina de Marketing Turístico, entre os meses de março e abril. Durante o processo, além de conhecerem a fundo as características da Estância Turística, os estudantes foram até a cidade para escolher e fazer as reservas do hotel e do restaurante e definir as atividades de turismo ecológico, histórico e de aventura que foram oferecidas ao grupo. "Foi uma ótima oportunidade de colocarmos em prática tudo o que vimos até o momento em sala de aula e de amadurecermos na profissão", avalia Silvia Antunes da Silva, aluna do 5 semestre do curso de Turismo.

Embora tenham sido o público-alvo da viagem, os alunos do 1 , 2 e 3 semestres não foram para o passeio com objetivos turísticos. Acompanhados pela professora da disciplina de Patrimônio Histórico, eles visitaram os principais pontos históricos de São Luiz e tomaram conhecimento prático das disciplinas que terão nos próximos semestres do curso. "Gostei muito da viagem. Acho super importante a participação em atividades como esta, principalmente na nossa área", afirma Nilton Antônio Jacob Júnior, aluno do 1 semestre. "Nossa intenção com a viagem foi estimular os alunos a pensarem como turismólogos para, por meio da vivência do conteúdo aprendido em sala de aula, desenvolver suas competências profissionais. Acredito que atingimos esse objetivo", analisa a professora Nizamar Oliveira, coordenadora do curso de Turismo da unidade Brigadeiro.