Para acessar a sua área você deve escolher:

  • Tenho uma conta Anhanguera Office 365

    Acesse a sua conta utilizando o seu login do Office 365

    ACESSAR MINHA CONTA
  • Ainda não tenho uma conta Anhanguera Office 365

Esqueci minha senha / 1° acesso

Imprensa

< Voltar

23.5.2012

O papel do profissional de RH na estratégia da empresa

As últimas décadas têm sido marcadas pela aceitação crescente de que o conhecimento e o aprendizado são essenciais para todas as organizações em um ambiente competitivo e gerador de grandes transformações.

As organizações vêm se dedicando a melhorar sua capacidade competitiva, introduzindo mudanças profundas em suas estratégias, sistemas, culturas, estruturas, buscando inovações tecnológicas para ganhar eficácia e ganhar uma vantagem competitiva. A gestão de pessoas assume e vem sendo compreendida como uma área central para efetivar essas mudanças nas organizações.

Neste sentido, a função dos profissionais de RH reside na elaboração de políticas e práticas de RH agregadoras de valor aos seus stakeholders e na preparação do próprio gerente de linha para assumir este seu papel complementar de gestor de pessoas.

Na administração da transformação e da mudança, os profissionais de RH tornam-se agentes quando realizam sistematicamente mudanças em forma de iniciativa (foco na implementação de novos programas, projetos ou procedimentos), de processos empresariais (foco na maneira como o trabalho é executado) e culturais (mudança da mentalidade comum).

Os profissionais de recursos humanos devem posicionar-se na organização, atuando de forma estratégica. Quando se conhece a estratégia do negócio, é possível acompanhar e monitorar a comunicação dentro da empresa, tomando decisões e realizando ações em todos os subsistemas, alinhados à estratégia empresarial. O pensamento estratégico de R.H é voltado não só para a retenção do colaborador que já está na empresa, através da motivação, treinamento, plano de carreira, benefícios, pesquisa de clima e avaliação do desempenho, mas também para a captação de novos candidatos para que estes venham auxiliar no crescimento da organização. Ser estratégico é posicionar-se de maneira coerente e participativa, podendo integrar as áreas e proporcionar o melhor para os colaboradores da organização, buscando otimizar resultados através das pessoas.

Hoje a tendência é formar um R.H que prepare os colaboradores, profissional e pessoalmente, com ética e responsabilidade social e focando a qualidade de vida dentro e fora das organizações.

Filtro de Releases

Fale com a Assessoria

E-mail de contato:

Agência ideal

  • Fernanda Vigna

    (11) 4873-7649

    (11) 99649-5997

  • Thaís de Araújo

    (11) 4873-7633

    (11) 99137-0064

Alfapress Comunicação

  • Coordenação Fernanda Blotta

    (19) 2136-3500

    (19) 99648-5738

  • Atendimento Institucional Marcela Feriani

    (19) 2136-3500

    (19) 99936-3972

Atendimento Regional