Para acessar a sua área você deve escolher:

  • Tenho uma conta Anhanguera Office 365

    Acesse a sua conta utilizando o seu login do Office 365

    ACESSAR MINHA CONTA
  • Ainda não tenho uma conta Anhanguera Office 365

Esqueci minha senha / 1° acesso

Imprensa

< Voltar

5.3.2012

Alunos da Faculdade Anhanguera de Anápolis são gestores de projeto de reciclagem eletrônica

Em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia da Cidade, a Faculdade Anhanguera de Anápolis está desenvolvendo projeto inovador de reciclagem de lixo eletrônico. A iniciativa, que começou em novembro do ano passado, conta com a adesão de mais de mil alunos da instituição dos cursos de administração e das engenharias mecânica, elétrica e de produção.

Por meio da Empresa Júnior do Curso de Administração, os alunos sob a coordenação de professores, são responsáveis pela gestão do projeto, principalmente na divulgação junto à comunidade. "A ação de cunho social e tecnológico superou as nossas expectativas, especialmente pelo alcance gerado na comunidade local. Hoje, somos referência no descarte de lixo eletrônico", conta o professor André Luiz Ferreira Arrantes, coordenador do Curso de Administração.

Parceria - Na prática todo material coletado na empresa júnior da faculdade é encaminhado para o Centro de Recondicionamento de Computadores de Anápolis (CRC), órgão mantido pela prefeitura com o intuito de formar profissionais na área de montagem e manutenção de computadores. "Após a manutenção, as máquinas são doadas às escolas, creches e outras organizações ligadas ao programa de inclusão digital na cidade e região".

Todo computador recondicionado ganha ainda um selo do programa Revitalização Eletrônica ajudando a difundir a marca Anhanguera em Projetos Sociais e Sustentáveis. A iniciativa, segundo o professor André, beneficia a população local duas vezes: a partir da capacitação de profissionais e por meio da doação de computadores que certamente seriam inutilizados. "Quem ganha também são os nossos alunos que além do aprendizado exercitam a gestão da parceria com o poder público e da responsabilidade social".

Para Fabrizio de Almeida Ribeiro, Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura Municipal de Anápolis, o projeto desenvolve uma nova maneira de observar o mundo ao qual estamos inseridos e as formas de reutilizar nosso "lixo eletrônico". "Fazendo-o retornar à cadeia produtiva e fomentar a inclusão social e digital da comunidade".

Segundo o secretário, desde a implantação do projeto em maio de 2011, cerca de cinco toneladas de equipamentos, principalmente de informática, deixaram de ser descartados em aterros sanitários, terrenos baldios ou recolhido pela coleta tradicional. "Além disso, os materiais que de fato estão danificados ou defasados são enviados ao descarte ambientalmente correto", garante Fabrizio.

Filtro de Releases

Fale com a Assessoria

E-mail de contato:

Agência ideal

  • Fernanda Vigna

    (11) 4873-7649

    (11) 99649-5997

  • Thaís de Araújo

    (11) 4873-7633

    (11) 99137-0064

Alfapress Comunicação

  • Coordenação Fernanda Blotta

    (19) 2136-3500

    (19) 99648-5738

  • Atendimento Institucional Marcela Feriani

    (19) 2136-3500

    (19) 99936-3972

Atendimento Regional