Para acessar a sua área você deve escolher:

  • Tenho uma conta Anhanguera Office 365

    Acesse a sua conta utilizando o seu login do Office 365

    ACESSAR MINHA CONTA
  • Ainda não tenho uma conta Anhanguera Office 365

Esqueci minha senha / 1° acesso

Imprensa

< Voltar

28.10.2011

Professor da Torricelli avalia controle microbiológico de alimentos comercializados em Guarulhos

A pesquisa coordenada pelo professor de Microbiologia e Parasitologia das Faculdades Integradas Torricelli, controladas pela Anhanguera Educacional, Josué de Moraes, foi realizada no período de março a novembro de 2010 com alimentos comprados nos supermercados da região central de Guarulhos. As análises das bactérias foram feitas no Laboratório da área da instituição para avaliação da qualidade microbiológica de hortaliças.

O grau de contaminação por bactérias foi verificado nos vegetais mais consumidos pela população, como alface, almeirão, escarola e rúcula. Além da pesquisa de bactérias em hortaliças cultivadas pelo processo convencional, cultivadas no solo, também foi verificado em alimentos hidropônicos, cultivados na água.

"O controle microbiológico de hortaliças ainda é um grande desafio, particularmente quando se verifica a inclusão cada vez maior de hortaliças na dieta da população mundial. Com medidas preventivas como, prática de higiene durante o cultivo, transporte e armazenamento a população se previne de doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados", relata o professor.

A pesquisa apontou um dado preocupante: 100% dos alimentos estavam acima do limite estabelecido pela legislação, indicando condições higiênico-sanitárias insatisfatórias segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Menção Honrosa

O professor de Microbiologia e Parasitologia das Faculdades Integradas Torricelli recebeu menção honrosa da Sociedade Brasileira de Parasitologia pelo seu trabalho apresentado durante o 22 Congresso Brasileiro de Parasitologia (CBP) realizado no final de agosto no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

O objetivo do evento foi proporcionar mais conhecimento na área de Parasitologia, frente ao ensino, diagnóstico e pesquisa. O tema central deste ano foi "Valorização do Conhecimento e Aplicabilidade". Mais de mil pesquisadores do Brasil e do mundo participaram do evento, além de empresas especializadas no assunto de Parasitologia.

Filtro de Releases

Fale com a Assessoria

E-mail de contato:

Agência ideal

  • Fernanda Vigna

    (11) 4873-7649

    (11) 99649-5997

  • Thaís de Araújo

    (11) 4873-7633

    (11) 99137-0064

Alfapress Comunicação

  • Coordenação Fernanda Blotta

    (19) 2136-3500

    (19) 99648-5738

  • Atendimento Institucional Marcela Feriani

    (19) 2136-3500

    (19) 99936-3972

Atendimento Regional