Anhanguera. Aqui, o seu esforço ganha força

Para acessar a sua área você deve escolher:

  • Tenho uma conta Anhanguera Office 365

    Acesse a sua conta utilizando o seu login do Office 365

    ACESSAR MINHA CONTA
  • Ainda não tenho uma conta Anhanguera Office 365

Esqueci minha senha / 1° acesso
Notícias
Voltar

17.2.2014

Pesquisa é destaque na Semana de Farmácia

Produzido por alunos do curso de Farmácia da Universidade Anhanguera UniABC, um trabalho de iniciação científica revelou que a bardana, planta originária da Europa e bastante conhecida na medicina popular, é um eficaz fitoterápico para doenças da pele por apresentar propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas, cicatrizante e antioxidante. A pesquisa faz parte do Programa de Iniciação Científica da Anhanguera, que estimula o desenvolvimento do espírito investigativo por meio da realização de projetos de pesquisa, sob orientação do docente.

Orientados pela professora Marcia Eugenia Del Llano Archondo, sob coordenação do Professor Alexandre Massao Sugawara, os alunos prepararam e padronizaram o extrato de raízes e folhas de bardana para serem utilizados em cremes e géis com atividade anti-inflamatória ou ainda em cosméticos devido a sua atividade antioxidante.

"A eficácia de um produto preparado com plantas medicinais depende da qualidade do extrato e por isso foi feito todo esse trabalho. Cabe ressaltar que na literatura existem trabalhos sobre a atividade farmacológica da bardana, mas não sobre o extrato vegetal, sua padronização e controle de qualidade, assim como da incorporação do extrato em formulações", explica Marcia Eugenia Del Llano Archondo. O trabalho foi apresentado em novembro durante a Semana de Farmácia da instituição. O evento reuniu acadêmicos e profissionais do mercado para discutir questões ligadas ao campo de trabalho e ao papel do farmacêutico.