Anhanguera. Aqui, o seu esforço ganha força

Para acessar a sua área você deve escolher:

  • Tenho uma conta Anhanguera Office 365

    Acesse a sua conta utilizando o seu login do Office 365

    ACESSAR MINHA CONTA
  • Ainda não tenho uma conta Anhanguera Office 365

Esqueci minha senha / 1° acesso
Notícias
Voltar

27.8.2014

Rompendo fronteiras

Começa nos próximos meses a implantação do sistema que irá contribuir com o atendimento hospitalar público em Angola. Criado pelo aluno angolano, Pármenas Eurico, estudante do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Anhanguera de Joinville, o software trará melhorias para saúde do país, que atualmente é desprovida de um sistema de informação.

Bolsista do Artigo 170, recurso financeiro que é oferecido pelo Governo do Estado de Santa Catarina, Pármenas está trabalhando no projeto há dois anos. "Como eu conheço a realidade do meu país, e sofria em ver as pessoas morrerem por problemas de informação na saúde, estou usando o conhecimento adquirido no Brasil para tentar transformar a situação lá", afirma ele.

Para desenvolver o programa, o aluno contou com o apoio de professores da Anhanguera e com o patrocínio de uma empresa angolana de informática, que custeou todas as suas viagens para pesquisas de campo na Angola. "Enquanto eu desenvolvia o sistema, eu podia notar o quanto ele é importante e necessário, porque ele está ligado a vidas", afirma.

De acordo com o estudante, o sistema batizado de SystemMuhila será implantado inicialmente em dois hospitais, e pretende oferecer várias ferramentas para o atendimento médico, entre elas, o registro e o acompanhamento dos pacientes, trabalho que não é feito atualmente porque todo atendimento é registrado apenas em papéis, dificultando a ação da equipe médica.

Depois de implantar o sistema nestes hospitais, Pármenas pretende fazê-lo funcionar online, e expandi-lo para regiões mais remotas de Angola. Além disto, o estudante já está estudando a possibilidade de incorporar funcionalidades mais administrativas ao software, como o cadastro e gerenciamento de remédios, gestão orçamentária, entre outras funções.