5.1.2012
Incentivo à pesquisa científica é uma das marcas da Anhanguera
Criado no início de 2006, o Instituto de Pesquisas Aplicadas e Desenvolvimento Educacional (IPADE) da Anhanguera tem como objetivo estimular a pesquisa por parte de estudantes e professores, por meio de programas de iniciação, produção e publicação científica. Dentre as atividades coordenadas pelo instituto, os destaques são o Programa de Iniciação Científica (PIC) e o Sistema Anhanguera de Revistas Eletrônicas (SARE), responsável por divulgar os artigos e estudos.
Além de fomentar o conhecimento, os programas geridos pelo IPADE incentivam e custeiam a participação dos estudantes da Anhanguera nos mais importantes congressos científicos do País, independentemente do local onde sejam realizados.
Prova de que o IPADE está no rumo certo, é que só em 2011, 220 projetos de alunos da Anhanguera participaram do maior e mais importante Congresso de Iniciação Científica do País, o Conic, sendo que os grandes destaques do evento foram as alunas Thais Munique Sales Leite e Gabriela Alkmim Vilaça, do curso de Química Ambiental da Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte.
Elas elaboraram o trabalho "Caracterização de sedimentos de corrente influenciados pelas águas do Parque Ecológico Municipal Rego dos Carrapatos em Nova Lima", e conquistaram o 1 lugar na área de exatas e da terra, além de uma premiação especial pela relevância e importância da pesquisa para a sociedade.