Anhanguera. Aqui, o seu esforço ganha força

Para acessar a sua área você deve escolher:

  • Tenho uma conta Anhanguera Office 365

    Acesse a sua conta utilizando o seu login do Office 365

    ACESSAR MINHA CONTA
  • Ainda não tenho uma conta Anhanguera Office 365

Esqueci minha senha / 1° acesso
Notícias
Voltar

17.2.2014

Alunas da Anhanguera em Congresso Brasileiro

Adriana Sousa Martins e Jaqueline Santos Viana, alunas do último ano de Enfermagem da Anhanguera, unidade Vila Mariana, participaram do IV Congresso Brasileiro de Feridas, um dos eventos mais importantes da área e que foi realizado em João Pessoa, na Paraíba, entre os dias 12 e 15 de novembro. As alunas apresentaram seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), nos quais que analisaram uma questão importante de saúde pública no Brasil: o tratamento oferecido a pessoas com queimaduras graves.

Adriana focou seu estudo na atuação dos profissionais de Enfermagem no atendimento aos pacientes com queimaduras. A estudante identificou que existem, em todo o País, apenas 57 centros especializados no tratamento de pessoas com queimaduras. Não há nenhum na região Norte, por exemplo. Por conta disso, a maioria dos casos acaba sendo direcionada para prontos atendimentos e hospitais. Já Jaqueline avaliou a atuação do enfermeiro no controle de infecção por queimaduras. A estudante constatou a importância do trabalho do enfermeiro no processo de recuperação do paciente.

Os TCCs focados na pesquisa científica só foram possíveis porque a Anhanguera estimula o desenvolvimento do espírito investigativo, por meio da realização de projetos de iniciação científica. Os trabalhos, no ententando, tornaram-se apenas o princípio de um longo caminho a ser percorrido pelas alunas. Os temas abordados são tão amplos que as alunas pretendem dar continuidade em projetos de pós-graduação. Adriana quer estudar os cuidados realizados após o procedimento de escarotomia e, Jaqueline, a importância da conscientização e do treinamento de toda a equipe de saúde para atender de maneira mais eficaz os pacientes.