Caracterizados pela multidisciplinaridade, os laboratórios da área básica são divididos em laboratórios de microscopia, morfofuncional e multidisciplinar.
Microscopia: atende as atividades práticas das disciplinas de biologia geral e celular, histologia, embriologia, genética, microbiologia, imunologia, parasitologia e patologia. São equipados com microscópios binoculares, vidrarias, lâminas, estufas e outros materiais essenciais ao estudo de micro-organismos. Conta ainda com um acervo de lâminas e estrutura para lavagem e esterilização de materiais.
Morfofuncional: desenvolvido para as práticas das disciplinas de anatomia, fisiologia, farmacologia e patologia, contam com apoios de anatomia humana ou veterinária. São equipados com mesas de inox, negatoscópios, modelos anatômicos, materiais cirúrgicos e materiais cadavéricos.
Multidisciplinar: destinado a procedimentos químico, físico-químicos e análises quantitativas e qualitativas, são utilizados nas disciplinas de bioquímica e biofísica, farmacologia, fisiologia, bromatologia, tecnologia de produtos de origem animal e nutrição. São equipados com centrífugas, estufas, vidrarias, espectrofotômetros, balanças, cubas de eletroforese e outros materiais.